22.2 C
Juruá
sábado, abril 27, 2024

Zequinha Lima acompanha retorno das famílias aos seus lares após vazante do rio Juruá

Por Assessoria.

- Publicidade -

O Prefeito Zequinha Lima esteve presente nos abrigos na manhã desta segunda, 18, para acompanhar de perto o processo de retorno das famílias desalojadas aos seus lares, após a vazante do rio Juruá.

A medida de retorno de cada família é tomada com base em uma minuciosa vistoria e relatório da Defesa Civil, visando garantir a segurança das estruturas residenciais.

José Lima, coordenador da Defesa Civil, destacou os cuidados necessários durante o processo de retirada dos abrigos: “O principal cuidado é verificar a história do local, as condições do terreno e da residência, assegurando que não houve danos significativos pela força das correntezas. Esse trabalho está em andamento desde sábado, e até quarta-feira pretendemos concluir a remoção de todas as famílias.”

Até o momento, cerca de 50 das 130 famílias que estavam nos abrigos já retornaram às suas residências. O processo de retorno está sendo gradual, considerando a capacidade logística e a necessidade de garantir a segurança das famílias.

Maria do Carmo Maciel, 80, uma das abrigadas pela prefeitura expressou sua gratidão pelo apoio recebido durante o período no abrigo: “Graças a Deus, nunca passamos fome. Recebemos café, almoço, janta, tudo providenciado pela Prefeitura. Mas é bom voltar para casa, não tem nada como a casa da gente”.

O Prefeito Zequinha Lima ressaltou o compromisso da administração municipal em garantir o retorno seguro das famílias:

“Estamos trabalhando para que todas as famílias tenham condições adequadas em suas casas. Essa é uma prioridade para nós, e estamos buscando recursos junto ao Governo Federal para auxiliar na recuperação dos danos causados pelas enchentes. Já retornaram aproximadamente 50 famílias para os seus locais de moradia original. É possível que até quarta-feira a gente já tenha retornado todas as famílias que suas casas ainda estão com as devidas condições de moradia.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul aguarda a transferência de recursos financeiros do Governo Federal para fornecer assistência emergencial às famílias afetadas. Uma reunião com ministros está agendada para discutir propostas de investimento em infraestrutura, visando prevenir danos futuros causados pelas cheias do rio Juruá.

“No dia 4 de abril teremos uma reunião com dois ministros: da cidade e da integração nacional em Rio Branco, para tratar de algumas propostas para que a gente possa melhorar as infraestruturas e a gente não venha ter tantos danos nas enchentes dos rios aqui no Acre. Estamos fazendo um documento, inclusive com sugestões de investimentos que possam ser feitos nessas áreas, para que a gente não possa vir ter tantas pessoas desabrigadas e atingidas pelas cheias do Juruá”, disse Zequinha.

“Estamos agora aguardando a transferência de recursos financeiros para que a gente possa começar a fazer a distribuição. Nesse primeiro momento serão sacolões, kits de higiene, kits de limpeza. É possível que no decorrer da semana o governo federal possa fazer a transferência. Feito isso, e aí a gente vai convidar todas as famílias que passaram por esse momento de dificuldade para que possam receber esses auxílios emergenciais”, finalizou ele.

- Publicidade -
Copiar