Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Com emenda parlamentar, Coronel Ulysses viabiliza novo Núcleo Qualivida da Polícia Civil do Acre
  • Polícia Militar apreende meio quilo de cocaína em mala no centro de Cruzeiro do Sul
  • Campanha educativa do Detran alerta para cuidados no trânsito em Cruzeiro do Sul
  • MPAC diz que assassinato de Moisés Alencastro foi motivado por ódio e homofobia
  • Prefeitura segue com operação tapa buracos e serviços de limpeza nos bairros e vilas de Cruzeiro do Sul
  • Lula assina indulto de Natal e deixa de fora golpistas presos do 8 de janeiro
  • PM apreende arma artesanal e motocicleta após perseguição em Cruzeiro do Sul
  • Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família
  • Flávio Bolsonaro diz em culto que eleição de 2026 será para ‘resgatar almas’
  • Após separação, Jennifer Lopez e Ben Affleck reaparecem juntos em compras de Natal
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, dezembro 23
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Artesanato acreano é atrativo com potencial econômico no Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Por Redação Juruá em Tempo.12 de abril de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O artesanato acreano é um dos atrativos de grande potencial econômico no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que está sendo realizado nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12, em Rio Branco. Com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), artesãos locais expõem peças de marchetaria, joias de sementes, folhas de látex, entre outros produtos do artesanato acreano.

Artesanato acreano é atrativo com potencial econômico no Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com a exposição, a arrecadação comercial pela parte da manhã desta quinta-feira já alcançou cerca de R$ 6 mil, estima a coordenadora de Artesanato da Sete, Terezinha Messias.

“Aqui nós temos artesanato com as sementes, marchetaria, folhas de cazumbá, que são as folhas de látex, os sapatos do Doutor Borracha, e hoje nós inovamos também com os bombons de cupuaçu. Nós temos uma grande variedade de produtos, inclusive de artesãos premiados, e estamos vendendo bem”, detalhou Terezinha Messias.

Diretoria de Artesanato da Sete, Terezinha Messias. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O artesanato acreano carrega um histórico de premiações, entre eles, a artesã Rodney Paiva Ramos, que foi premiada na Escola de Artes de Montevidéu, na Argentina, com uma peça chamada Cores da Mata e que hoje nomeia a marca da artista.

“Sempre participo de eventos e hoje eu trouxe brincos, colares, peças de decoração, tudo fruto de um trabalho com reaproveitamento de madeira que eu faço, confeccionando as joias. E, estamos tendo resultado. O público está vindo comprar”, celebrou Rodney.

Artesã Rodney Paiva Ramos é uma das profissionais premiadas no setor de artesanato. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além de ser ambiente de discussão em diversas frentes amazônicas, a reunião de governadores da Amazônia é uma oportunidade para mostrar o artesanato acreano para visitantes de estados vizinhos, destaca o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, ao centro, e equipes da Sete e artesãos. Foto: Neto Lucena/Secom

“O encontro de governadores da Amazônia é extremamente importante, e fizemos questão de montar um espaço para divulgar o nosso artesanato, nossas riquezas e os cuidados que os artesãos têm em fabricar cada peça. É fantástica a história que cada uma tem, e o evento é um boa oportunidade para os artesãos exporem seus trabalhos, não só para o nosso estado, mas para os visitantes que vêm conhecer o Acre”, destacou.

Artesão há cerca de 23 anos, Antônio Kléder transforma produtos e resíduos naturais em joias para demonstrar a viabilidade da sustentabilidade.

Antônio Kléder transforma resíduos naturais em joias. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Eu comecei querendo auxiliar na política de meio ambiente, buscando transformar resíduos naturais em joias para comprovar que a sustentabilidade é um caminho real e pode vir a beneficiar muita gente do campo e das florestas. Então, fui galgando alguns degraus na sofisticação dos materiais e hoje tenho um público fiel”, garantiu Kléder.

Artesanato acreano gera renda durante Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Foto: Marcos Vicentti/Secom

27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Lega reúne secretários de Estado e chefes de poderes, na capital do Acre, Rio Branco, nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12. Entre os objetivos, o evento discute temas amazônicos primordiais como educação, agricultura, meio ambiente, governança fundiária, povos indígenas e cultura e economia criativa.

Por: Karolini Oliveira.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.