Início / Versão completa
COTIDIANO

MPAC obtém liminar de consulta com neuropediatra para criança em Rio Branco

Por Redação O Juruá em Tempo. 02/04/2024 08:05 Atualizado em 03/04/2024 08:05
Publicidade

A 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) conseguiu uma decisão liminar que garante a consulta com um neuropediatra para uma criança que estava há quase um ano na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi emitida pela 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco.

Publicidade

A ação civil pública, que incluiu um pedido de antecipação de tutela e foi assinada pela promotora de Justiça Patrícia Paula dos Santos, foi movida após a mãe da criança buscar ajuda do MPAC. Ela relatou que, apesar de várias tentativas, não conseguiu agendar a consulta com o neuropediatra pelo SUS, uma etapa crucial para o diagnóstico de uma possível condição atípica da criança.

Diante da falta de resposta das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e após tentativas infrutíferas de resolução extrajudicial, o MPAC decidiu ajuizar a ação para assegurar o direito à saúde da criança.

O juiz José Leite Neto atendeu ao pedido do MPAC e ordenou que o Estado e o Município providenciem a consulta médica especializada em neuropediatria dentro de 15 dias. Foi estabelecido que, em caso de não cumprimento, haverá bloqueio de fundos nas contas do Estado para garantir a consulta em uma clínica particular.

Publicidade
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.