
Na manhã desta quarta-feira, 29, o Governo do Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, confirmou a morte de um detento que estava cumprindo pena no presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco.
Oceu Rocha Martins, de 41 anos, foi preso no dia 25 de setembro de 2017 por integrar uma quadrilha que efetuava furtos e assaltos em lojas, de onde foi furtado máquinas, ferramentas, eletrodomésticos, e outros itens.
Posteriormente, em uma ação do Fórum de Bujari, foi constatado pela Polícia Civil que o mesmo grupo havia furtado armas com cautelas judiciais. Além disso, o delegado Pedro Resende afirmou que Martins possuía um mandado de prisão em aberto por homicídio.
Segundo a nota divulgada pelo Governo do Estado, o detento foi encontrado morto por um colega de cela, que acionou os policiais penais.
Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foi chamado, mas pôde apenas atestar o óbito de Oceu. Neste momento, as autoridades aguardam o resultado da perícia.
Leia a nota completa do Governo do Acre e do Iapen:
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa a morte do detento Oceu Rocha Martins, de 41 anos, nesta quarta-feira, 29, no Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco.
O detento que dividia a cela com Oceu relatou que, quando acordou, deparou-se com o colega caído no chão, desacordado, e chamou um policial.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro ao detento, mas só pôde atestar o óbito. Não foram encontrados sinais de violência nos presos. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e o Iapen aguarda o laudo pericial.
Que, neste momento de profunda dor, Deus conforte o coração dos familiares.
Alexandre Nascimento
Presidente do Iapen/AC
