32 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Rio Acre segue abaixo dos 3 metros; Defesa Civil diz que não choveu nem 50% do esperado em maio

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O Rio Acre marcou nas primeiras horas desta segunda-feira (27), 2,79 metros e segue abaixo dos 3 metros. Em 2024, o manancial já chegou a atingir a menor cota dos últimos 10 anos para o mês de maio. Nas últimas 24 horas, não choveu nenhum milímetro na capital.

O rio chegou a menor marca para o período/ Foto: ContilNet

A seca está atrelada a falta de chuvas justamente no mês de maio. A Defesa Civil informou que antes mesmo de encerrar o mês atual, choveu praticamente 50% menos do previsto.

O coordenador administrativo de desastres do município da Defesa Civil de  Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, “choveu apenas 54,1 mm durante todo o mês de maio, e a previsão era de 102 mm”.

A situação para os próximos dias preocupa a Defesa Civil. Em razão de mais uma onda polar prevista nesta semana, a seca do Rio Acre deve se agravar.

O diretor explicou que o município de  Rio Branco pode decretar estado de emergência no mês de julho, quando a seca entra em um período crítico.

“Nós temos 65% de decretação de emergência em casos de seca, então dificilmente não acontece, pois tem ações emergenciais que precisam ser realizadas e que uma decretação agiliza. O decreto também é para que toda a comunidade entenda que é uma situação de emergência”, disse.

  • Fonte: ContilNet.
- Publicidade -
Copiar