24.8 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Segurança Pública do Acre realiza Curso de Formação de Sargentos Bombeiros Militares 2024

Por Ila Verus.

- Publicidade -

Em uma cerimônia cheia de significado e com parentes na plateia, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deu início, nesta terça-feira, 14, na sede da Polícia Federal, à aula inaugural do curso de formação de sargentos para bombeiros do Acre, realizado pela pasta, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

Segurança Pública realiza curso de Formação de Sargentos para bombeiros do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O curso de quatro meses tem como objetivo habilitar os militares para o exercício das funções referentes à graduação de sargento, como comandar guarnições de serviço, exercer função de adjunto ou oficial de socorro nas unidades operacionais em cumprimento da missão constitucional, doutrinados sob a ótica da hierarquia e disciplina em que se constituem os pilares da corporação brasileira.

Curso tem como objetivo habilitar os militares para o exercício das funções referentes à graduação de sargento. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado, coronel José Américo Gaia, falou que o curso é um momento de definição profissional aos bombeiros militares: “Os senhores estão passando por uma transição, que é a de execução, onde agora continuarão na execução, mas com um novo desafio, que é o de comando. Vocês serão comandantes de guarnições, de equipes, de destacamentos, de divisões no interior do estado e até mesmo aqui na capital. Assim, a responsabilidade está se ampliando e vocês perceberão isso”.

Secretário de Segurança Pública do Estado, coronel José Américo Gaia, em discurso na cerimônia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Há noves anos atuando na pasta do bombeiro militar, o aluno sargento Luiz de Gonzales Ribeiro da Silva Junior destaca a alegria de estar participando da formação que possibilita a passagem de patente de cabo para sargento. “É motivo de gratidão e honra iniciarmos essa nova etapa em nossa carreira militar graças ao esforço do governo do Estado do Acre. Nossa expectativa é a melhor possível para que venhamos obter êxitos em nossa formação, e quem ganha com essa nova formação é a população, pois terá mais militares preparados para pronto atender”.

Aluno sargento Luiz de Gonzales Ribeiro da Silva Junior. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A coordenadora do Curso de Formação de Sargentos Bombeiros Militares 2024, do polo em Rio Branco, sargento Misma da Silva Maciel Fernandes, explica que o curso é um passo importante na carreira dos militares. “Vai ser um momento de agregar conhecimento, aprimorar, atualizar alguns conhecimentos em relação ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático, ao salvamento terrestre, salvamento veicular, que está sempre ali em atualização, em constância”.

Coordenadora do Curso de Formação de Sargentos Bombeiros Militares 2024, do polo em Rio Branco, sargento Misma da Silva Maciel Fernandes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A formação terá carga horária de 860 horas-aula em regime escolar semipresencial, com estágio operacional, podendo ter atividades extraclasse após às 18h, aos sábados, domingos e feriados.

- Publicidade -
Copiar