32 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Cruzeiro do Sul de cara nova: Prefeitura avança na modernização da iluminação pública com LED

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul alcançou um marco importante no projeto de modernização da iluminação pública, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED mais eficientes e sustentáveis.  Até o momento, 1.900 pontos já foram atualizados, restam cerca de 200 lâmpadas que serão implantadas no bairro do Miritizal. A gestão do prefeito Zequinha Lima busca agora, junto ao Governo Federal, a aquisição de mais 1.200 lâmpadas para continuar a expansão do projeto.

As lâmpadas LED são capazes de consumir até 75% menos energia do que suas equivalentes de vapor de sódio, além de terem uma vida útil que pode chegar a 100.000 horas, reduzindo em muito a necessidade de manutenção. A qualidade da iluminação também é superior, com uma melhor representação de cores e uma iluminação mais clara e uniforme, conferindo maior precisão à visão.

As novas lâmpadas de LED, de 240 watts, transformam a aparência das ruas. Garantem mais segurança e a retomada do hábito das pessoas de ficarem em frente das casas a noite e em confraternização com os vizinhos.

” Além de promover a economia com energia elétrica e melhorar a qualidade da iluminação pública, essa iluminação com LED promove um ambiente urbano mais acolhedor e seguro para todos os moradores de Cruzeiro do Sul. Isso se traduz em segurança, em cidadania e na autoestima das pessoas que passam a sentir melhor acolhidas na nossa cidade”, destacou o Prefeito Zequinha Lima.

A medida em que o projeto vai sendo implantado, a população de cada área beneficiada relata mudanças significativas na qualidade de vida. Além da maior sensação de segurança, a iluminação de LED, por ser mais eficaz, se traduz por exemplo, em maior comodidade para as famílias que frequentam a igreja no período noturno, reduz o risco de pequenos acidentes no trajeto, ou permite à vizinhança retomar o tradicional costume de conversar na frente suas casas. Ou seja, a melhor iluminação se traduz em uma cidadania mais plena.

Centro da cidade

O Centro de Cruzeiro do Sul foi  totalmente contemplado. Áreas como o beco do mercado, a subida da Rádio Verdes Florestas, a subida da Moto Honda, além das imediações do porto e de todo o perímetro dos mercados já foram contemplados bem como a rua Rui Barbosa, desde a Praça de Taxi até a Cobal, passando pela antiga prefeitura. Todas estas áreas  já receberam nova iluminação. Outras vias importantes, como a rua 28 de setembro, 25 de agosto, rua Tarauacá, trevo da Absolon Moreira e a região do Trevo da Cohab até a Mâncio Lima, foram igualmente beneficiadas. A rua Getúlio Vargas, começando da Fermáquinas até alcançar a Escola Craveiro Costa, no Remanso, incluindo a Estrada da UFAC até a Boca da Alemanha,  XV de Novembro, Lauro Müller, Formoso, Bairro da Sanacre, Antônio Costeira, e Félix Gaspar do Bairro João Alves, entre outras já estão de cara nova.

 

“Melhorou tudo “

“Melhorou tudo”, contam os moradores da Rua Félix Gaspar uma das localidades beneficiadas recentemente. Joélita Silva Luz, comentou sobre as mudanças trazidas pela nova iluminação: “A iluminação pública foi de fundamental importância aqui na nossa rua, tendo em vista o grande número de estudantes que residem aqui. Antes, na escuridão e a gente sofria muito com a violência e tinha um grande número de assaltos. Com a iluminação pública que foi instalada agora, só veio a melhorar, teve uma facilidade a mais no acesso, no tráfego, as pessoas, tanto jovens como idosos, como crianças, podem andar por aqui com mais segurança em relação à questão da iluminação e a gente só tem a agradecer ao poder público por isso”, pontou ela.

Na Várzea, de acordo com o presidente da Associação de Moradores, o Chicô, a iluminação alegrou a todos.

“Foi um investimento que veio para alegrar os moradores. Estamos muito felizes e gratos pela iniciativa porque ficou muito bom. Nós andamos na rua mais felizes porque foi de grande importância para nosso bairro e agradecer também não só pela iluminação mas também por vários outros trabalhos que sua gestão vem fazendo aqui no bairro como a implantação de trapiches, entre outros”, agradeceu Emanoel Francisco Cauassa, o Chicô.

“Quero aproveitar esse momento para agradecer ao Senador Sérgio Petecão pois foi a pessoa que alocou os recursos para que nós pudéssemos adquirir essas lâmpadas. Inicialmente 1.900 e daqui a alguns dias vamos licitar mais 1.200 lâmpadas para que possamos continuar iluminando cada dia mais nossa cidade”, disse o Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

No Cruzeirinho, morador destaca maior liberdade para sair à noite.

Na última sexta-feira, 31, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul concluiu a etapa de iluminação pública, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED nos bairros Cruzeirinho,  João Alves e Manoel Terças. O prefeito Zequinha Lima  visitou as localidades para observar de perto as melhorias proporcionadas pela nova iluminação.

José Adriano, um residente da região da rua 15 de Novembro, expressou alívio e satisfação com as mudanças: “Antes, nossa rua era completamente escura à noite. Agora, com a nova iluminação, a mudança foi enorme. Está muito bom, graças a Deus. A iluminação proporcionou uma sensação de segurança, permitindo aos moradores maior liberdade para sair à noite”, comentou ele.

“Agora o bairro João Alves está bem iluminado, tudo em LED, tudo bonito. É impressionante como a rua está clara. Com essa luz , dá para achar uma agulha,” afirmou o presidente da Associação de Moradores do Bairro João Alves, Pereira Silva, ressaltando a eficácia da equipe liderada pelo prefeito e a atenção dada às solicitações do bairro.

“É fundamental que os presidentes de bairro estejam envolvidos, pois são eles que trazem as demandas até nós. Estive em vários bairros já iluminados e os moradores expressaram satisfação com as ruas bem iluminadas e mais seguras. Estou muito feliz com o resultado e vamos avançar mais com o programa de iluminação de LED em Cruzeiro do Sul “, destacou o prefeito.

As lâmpadas de vapor de sódio que estão sendo retiradas para a instalação das de LED, são implantadas em áreas onde não há iluminação pública.

- Publicidade -
Copiar