32.4 C
Juruá
sábado, junho 22, 2024

Cruzeiro do Sul terá equipamento de cateterismo: ‘Pacientes não precisarão vir até Rio Branco’

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Durante entrevista concedida ao ContilNet nesta segunda-feira, 10, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, anunciou a implantação do equipamento de hemodinâmica para a população do Vale do Juruá.

“A regional por muito tempo merecia uma atenção maior. A estratégia é para que a gente dê sobrevida ao paciente. Imagina você sair da sua localidade, onde você tem uma rede de apoio e vir para a capital, em que a maioria dos pacientes não têm um familiar, um amigo. Nossa ideia é de fato deixar a saúde lá, à disposição deles”, mencionou o secretário, afirmando que a população que precisa desse procedimento, não precisará mais se deslocar até a capital acreana.

O equipamento é de alta tecnologia e, por meio de uma punção em uma das artérias do corpo, é possível realizar o diagnóstico e também o tratamento de dezenas de doenças, tanto cardíacas quanto vasculares e neurológicas, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa profunda e outros.

“Em breve nós estaremos com o aparelho funcionando, já está instalado e o governador fará o anúncio da data”, destacou o secretário.

Em maio deste ano, o governo do Estado já havia investido mais de 7 milhões na aquisição de um aparelho de ressonância magnética para Cruzeiro do Sul. Cerca de 70 pacientes já estão sendo beneficiados neste primeiro momento.

“A região do Juruá possui uma grande demanda e os pacientes, em sua maioria, se deslocam para Rio Branco para a realização desse tipo de exame”, disse a Sesacre.

- Publicidade -
Copiar