34.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Fogueira de 15 metros é construída por moradores da zona rural de Marechal Thaumaturgo

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Os moradores da pequena comunidade Oriente, situada às margens do Rio Juruá, a uma hora de distância de Marechal Thaumaturgo,
mantém viva uma tradição graças à dedicação e ao trabalho em conjunto: A construção da imponente fogueira de 15 metros em homenagem a São João Batista, padroeiro da vila.

De acordo com o produtor rural e residente da comunidade, Claudomir Gomes, mais de 20 homens participaram da construção. “Eu moro aqui mesmo no meio da comunidade Oriente. A fogueira fica a 30 metros da minha casa. Foram mais de 20 homens que participaram da construção, eles foram para a floresta em busca de madeira e levaram mais de três dias para fazer essa fogueira”, relatou ele.

Segundo ele, o trabalho envolveu a busca por paus grandes e a instalação de quatro postes de segurança, contando com a união e o esforço dos moradores. “Aí encostaram lenha, passando e jogando lenha dentro, fazendo tipo um cercado. Saíram levantando e muita gente subindo até conseguiram chegar lá em cima,” relatou.

O evento foi realizado na última noite de novenário, e não reforçou somente a fé e a devoção dos moradores, mas também fortaleceu os laços comunitários. “Essa é uma forma que a comunidade achou para homenagear o santo,” afirmou Claudomir, destacando o sentimento de orgulho e união presente na comunidade.

A celebração em honra a São João Batista começou com uma missa nesta segunda-feira, 25, e culminou com o acendimento da fogueira, que, segundo o morador, estava “muito bonita, queimando lá de cima para baixo, parecendo uma vela.”

- Publicidade -
Copiar