32.5 C
Juruá
quinta-feira, junho 20, 2024

Forças de Segurança do Estado realizam operação no Complexo Penitenciário de Rio Branco e arredores

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Em apoio às ações desenvolvidas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), foi realizada, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, neste sábado 1º de junho, uma operação conjunta das forças de Segurança do Estado, com rondas na parte interna e no entorno dos presídios.

Operação foi realizada em conjunto com as demais forças de Segurança do Estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Além da Polícia Penal e suas forças especializadas, como Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), Divisão do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe), Divisão de Operações com Cães (DOC) e Grupo de Operações Especiais (Gpoe), a operação contou ainda com a presença do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), Polícia Civil e Polícia Militar.

Operação contou ainda com a presença do Ciopaer, Corpo de Bombeiros, Gefron, Polícia Civil e Polícia Militar. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O delegado de Polícia Civil, Marcos Frank Costa, que assumiu a presidência do Iapen interinamente, explicou que a operação faz parte das ações que já vinham sendo desenvolvidas pelo governo do Estado, no Sistema Penitenciário, dando continuidade ao que vinha sendo feito pela gestão anterior.

Operação conjunta mostra o fortalecimento da Segurança Pública do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Já havia um planejamento no sentido de ações para sedimentar cada dia mais a Segurança Pública no Sistema Penitenciário. Nesse momento, além de uma ação preventiva e repressiva, estamos verificando o emprego da aeronave dentro do complexo penitenciário, com pouso em pontos estratégicos, mostrando que é possível a utilização dessa estratégia dentro do Complexo Penitenciário, caso haja uma necessidade”, destacou o presidente do Iapen.

Diretor Operacional e presidente do Iapen alinham sobre operação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Tiênio Costa, diretor Operacional do Iapen, ressaltou que o principal objetivo da operação é fortalecer as ações que já vinham sendo desempenhadas, só que agora de forma mais robusta, com apoio das demais forças de Segurança do Estado. “Então estamos intensificando as rondas internas e externas nos presídios”, afirmou.

Helicóptero do Ciopaer realizou pousos em pontos estratégicos do Complexo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coronel Sérgio Albuquerque, coordenador do Ciopaer, ressaltou que o Ciopaer está pronto para atuar e não perder a ocorrência. “Nossa aeronave conta com essa mobilidade toda, pode pousar em qualquer lugar, pode sobrevoar, qualquer movimentação fica visível, então é fácil fazer uma plataforma de observação do helicóptero para a gente avisar alguma movimentação estranha. Então o helicóptero é versátil demais, a gente pode utilizar de diversas maneiras”, explicou o coordenador.

Delegado Marcos Frank, presidente do Iapen, durante agradecimento às forças de Segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Ao final da ação, Marcos Frank reuniu as forças de Segurança que participaram da ação e fez um agradecimento especial a cada uma, onde ressaltou a importância de um trabalho conjunto, integrado para o fortalecimento da Segurança Pública do Acre e para o bem de toda a sociedade.

- Publicidade -
Copiar