30.9 C
Juruá
domingo, junho 16, 2024

Golpes contra beneficiários do Bolsa Família são registrados em Cruzeiro do Sul; delegado alerta a população

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, beneficiários do programa Bolsa Família estão sofrendo uma onda de golpes, causando-lhes prejuízos financeiros. A coordenadora do Cadastro Único do programa, Sandra Soriano, e o delegado Lindomar Ventura fazem um alerta à população quanto às fraudes.

Sandra relatou que recebe constantes ligações de beneficiários denunciando mensagens suspeitas, e que muitos caem nos golpes. “As famílias nos procuram diariamente, tanto no posto de atendimento quanto por telefone, relatando que receberam mensagens por SMS, WhatsApp ou ligações pedindo informações pessoais. Essas mensagens geralmente incluem um link para um formulário, alegando ser uma atualização necessária para manter o benefício. Infelizmente, muitas famílias acabam caindo no golpe e fornecendo seus dados”, disse.

Diante disso, para evitar essa situação, a coordenadora orienta que os beneficiários utilizem canais oficiais para verificar informações sobre seus benefícios de forma segura, como o aplicativo do Cadastro Único. Além disso, podem entrar em contato pelo telefone 121 ou pelo número local 68 992136101, disponível apenas para ligações.

Sandra acrescenta que qualquer atualização de dados deve ser realizada presencialmente, no posto de atendimento do Cadastro Único, localizado na prefeitura, e que as pessoas prejudicadas devem registrar boletim de ocorrência na delegacia para buscar reverter a situação.

Segundo o delegado Lindomar Ventura, em todos os casos investigados houve retirada de valores das contas das vítimas. “Os golpistas criam um código QR para efetuar pagamentos e transferências, resultando em débitos nas contas dos beneficiários”, explica.

Vale ressaltar que os órgãos oficiais nunca solicitam dados pessoais por mensagens ou ligações.

- Publicidade -
Copiar