30.9 C
Juruá
domingo, junho 16, 2024

Governadora em exercício prestigia aniversário de 55 anos do 7º BEC

Por Fernando Santtos.

- Publicidade -

A governadora em exercício, Mailza Assis, participou nesta quinta-feira, 6, da solenidade comemorativa do aniversário de 55 anos de criação do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) Barão do Rio Branco, realizada no Pavilhão de Comando, em Rio Branco. Ela foi recebida com honras militares pelo comandante da corporação, tenente-coronel Abelardo Silva de Faria Filho.

Gestora destacou trajetória de sucesso de uma das mais antigas e sólidas instituições militares da Amazônia e sua contribuição para o desenvolvimento do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

Autoridades civis e militares e familiares acompanharam a apresentação da tropa de 227 homens, que executaram a música “O Guarani”, de Carlos Gomes, a Oração do Guerreiro de Selva e o hino do batalhão, em homenagem à história de lutas e conquistas da instituição, criada em 1968, em Cruzeiro do Sul.

Solenidade marcou as comemorações dos 55 anos de criação do 7º BEC. Foto: Felipe Freire/Secom

Os primeiros trabalhos executados no município, localizado no Vale do Juruá, foram pavimentação e drenagem. Desde a sua criação, participa de obras do Plano de Desenvolvimento Nacional, colaborando assim, com a integração do Acre ao restante do país.

Criado em 1968, o 7º BEC executa obras em todo o estado, combate aos ilícitos ambientais e é parceiro no desenvolvimento da região. Foto: Felipe Freire/Secom

“Honrada em participar desse momento histórico dessa instituição tão atuante no nosso estado. Eu vim até aqui para agradecer a todos os que fazem o 7° Batalhão, por todo o apoio que nos oferecem. Digo que o desenvolvimento do Acre, da nossa região, passa pelo BEC. Nós, do governo do Estado, somos grandes parceiros, e reforço que estou orgulhosa em ver uma tropa tão responsável, honrada e pronta para ajudar a nossa população”, disse a chefe do Executivo em exercício.

Mailza agradeceu o 7º BEC pelo apoio e parceria com o governo do Estado. Foto: Felipe Freire/Secom

Mailza relembrou que no mandato de senadora destinou mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares para o Exército Brasileiro, para contribuir com a infraestrutura, segurança e o desenvolvimento da região.

Dentre as obras realizadas pela unidade de engenharia, principalmente as rodoviárias, estão a construção de 395 km da BR-364, no trecho Cruzeiro do Sul/Manoel Urbano, 171 km da BR-317, no trecho situado no entroncamento BR-364 – que liga Rio Branco a Boca do Acre; implantação do aeroporto de Cruzeiro do Sul, em 1974; construção do aeródromo de Assis Brasil e do Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, concluído em 2005; recuperação e conservação da BR-364; e a via de acesso ao Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Missão do batalhão está em executar obras de engenharia na Amazônia e contribuir com a defesa da pátria e a garantia da Constituição. Foto: Felipe Freire/Secom

Atualmente, executa a ampliação da pista de pouso e decolagem do aeródromo de Santa Rosa do Purus.

“Inúmeras foram as missões e conquistas deste batalhão, porém, nada disto teria sido possível sem os feitos das inúmeras gerações de seus integrantes, que com dedicação e esforço, impulsionam a nossa história de realizações. Parabéns! Prossigamos a todo momento em busca dos nossos objetivos, cumprindo todas as missões estabelecidas, impulsionados, sempre, pelo nosso brado a força da nossa união, e a união das nossas forças. Somos peças que contribuem no desenvolvimento do estado”, disse o comandante-geral do batalhão, Abelardo Filho.

Comandante do batalhão, tenente-coronel Abelardo Filho. Foto: Felipe Freire/Secom

Na solenidade, foram entregues diplomas “Amigo do Batalhão” para personalidades e entidades que prestaram apoio ao comando militar, dentre elas o comandante da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), coronel Luciano Dias.

Ao final, a tropa formada pela banda de música do Comando de Fronteira Acre do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), o Estado-Maior do 7º Batalhão de Engenharia de Construção, a Companhia de Comando e Apoio à Companhia de Engenharia de Equipamentos e Manutenção se apresentou à governadora e às autoridades presentes.

Participaram o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Luiz Camolêz; a procuradora-geral para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Estado do Acre, Rita de Cássia; e o comandante-geral do 2º Grupamento de Engenharia de Construção, que comanda os cinco batalhões da região Amazônica, general de brigada Luiz Cláudio Brion Cardoso.

Autoridades e familiares prestigiaram aniversário do batalhão. Foto: Felipe Freire/Secom
- Publicidade -
Copiar