32.4 C
Juruá
sábado, junho 22, 2024

Governo declara situação de emergência ambiental devido à redução de chuvas e risco de incêndios florestais no Acre

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira, 11, decretou situação de emergência ambiental no Acre, em virtude da significativa redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, como também, os riscos crescentes de incêndios florestais.

De acordo com o decreto assinado pelo governador Gladson Cameli, a redução das chuvas e o aumento das temperaturas, característicos do período de Verão Amazônico, apontam para uma tendência de agravamento das condições ambientais no estado.

Conforme a publicação, tais condições não ameaçam apenas o meio ambiente, mas também representam sérios danos à saúde da população, principalmente dos grupos mais vulneráveis, devido à maior concentração de monóxido de carbono e partículas na atmosfera.

Por isso, a decisão visa mitigar os impactos sociais, econômicos e ambientais que a situação pode acarretar nos próximos meses, levando em consideração várias perspectivas técnicas e legais.

Algo que tem preocupado neste período é o baixo volume de águas dos mananciais. Nesta terça-feira, 11, o Rio Acre amanheceu com 2,08 metros, conforme dados da Defesa Civil de Rio Branco.

Segundo informações dos Técnicos do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, os rios do Acre poderão atingir cotas mínimas alarmantes, comprometendo atividades essenciais como navegação e transporte de alimentos e pessoas, além de isolar comunidades e aldeias indígenas.

Dessa forma, o decreto determina que a coordenação das estratégias interinstitucionais utilize meios de prevenção e combate ao desmatamento e queimadas ilegais, com a realização de campanhas de conscientização sobre os riscos da atual situação ambiental, em parcerias com outros órgãos públicos.

Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, será responsável pelo monitoramento e alerta de dados.

- Publicidade -
Copiar