34.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Porto Walter 32 anos: Cidade isolada do AC já foi a única do país a não ter carros

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -
Porto Walter, no interior do Acre, era uma cidade sem carros há 10 anos — Foto: Macson Alves/Arquivo pessoal
Porto Walter, no interior do Acre, era uma cidade sem carros há 10 anos — Foto: Macson Alves/Arquivo pessoal

Uma cidade sem carros circulando pelas ruas em pleno século 21, o que para pessoas cansadas do trânsito caótico das grandes cidades seria uma utopia, para a população da cidade Porto Walter, no interior do Acre, era uma realidade. Até pelo menos 2014, a cidade era a única do Brasil sem automóveis.

Mas para como isso é possível é preciso entender a geografia da cidade, que completa 32 anos de emancipação política nesta terça-feira (25). Até setembro de 2022, Porto Walter integrava o grupo de municípios isolados do Acre, que engloba ainda Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Cidade tinha poucas vias asfaltadas — Foto: Acervo: Secretaria de Comunicação – SECOM  Acervo Digital: Dept° de Patrimônio Histórico e Cultural - FEM
Cidade tinha poucas vias asfaltadas — Foto: Acervo: Secretaria de Comunicação – SECOM Acervo Digital: Dept° de Patrimônio Histórico e Cultural – FEM

Nessas cidades só é possível chegar em aviões de pequeno porte ou de barco, opção que pode levar dias, dependendo do nível dos rios que levam até lá . Logo, Porto Walter, até então, com pouco mais de 10 mil habitantes, não possuía acesso por terra e poucas ruas eram asfaltadas.

- Publicidade -
Copiar