32 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza obras nos bairros da Várzea, Miritizal e Remanso

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Obras aumentou o volume das obras no município. Aproveitando a chegada do verão amazônico, as equipes da prefeitura realizam ações nos bairros da Várzea, Miritizal e Remanso. As ações fazem parte de um conjunto de obras que visa recuperar a infraestrutura urbana danificada pela última alagação e incluem obras estruturantes de drenagem.

 

No bairro da Várzea, equipes trabalham para reparar áreas que foram severamente danificadas pelo acúmulo de água. No Remanso, iniciativas de drenagem estão sendo implementadas para resolver problemas de constantes de alagamento, enquanto no Miritizal, além da drenagem, estão em andamento obras de pavimentação próximas à escola militar, uma área de muito movimento e propensa a acumular água. Os recursos empregados são da ordem de R$ 6 milhões, fruto de emenda parlamentar.

 

As intervenções visam restaurar e melhorar a qualidade de vida dos moradores, proporcionando estradas mais seguras e calçadas para pedestres, com o objetivo de concluir todos esses trabalhos até o final do verão.

 

Várzea

No bairro da Várzea as ruas foram muito afetadas pela última alagação, e por isso apresentam problemas de infraestrutura que exigem maior atenção por parte do poder público.

Antes de efetuar a operação tapa-buraco propriamente dita, a equipe da secretaria de obras está retirando os pontos do chamado ‘borrachudo’ – locais onde o solo argiloso se tornou impróprio para receber o asfalto.

 

O objetivo com isso é realizar um trabalho mais permanente de recuperação, conforme explica o secretário Josinaldo Batista: “Estamos com a equipe aqui desde segunda-feira. sabemos que foi uma região que foi muito afetada devido à enchente. Essa rua ficou coberta por água e devido a esses fatores a rua apresentou muitos problemas. Por determinação do prefeito Zequinha, hoje nós já estamos aqui. Estávamos aguardando a chegada do verão amazônico na nossa região e estamos aqui para poder solucionar esses problemas aí com a máquina retirando os pontos críticos e logo em seguida vai vir a pavimentação asfáltica tapando esses pontos onde está sendo mexido.”

 

Moradores do bairro, como João Xavier Corrêa, mais conhecido como João Branco, ressaltam a frequente necessidade de manutenção. “Sempre é preciso essa manutenção. Quando alaga, geralmente acontece esses ‘borrachudos’ que é preciso tirar”, relata João, destacando a periodicidade e os desafios impostos pelas enchentes.

Outro residente, Newton Rodrigues Correa, expressa satisfação com os esforços da prefeitura. “A prefeitura está fazendo um trabalho bom, porque eles se lembram daqui e de outros cantos que alagam, aí faz esse recapeamento. Aqui é uma rua principal, Acho que está muito bom para população”, afirma Newton, evidenciando o impacto positivo das obras na mobilidade e na vida diária dos moradores.

Francisco Amorim de Souza, aposentado e morador antigo do bairro, também comenta sobre as intervenções. “É importante, porque passa até de quatro anos sem alagar, cinco. Mas quando alaga, a nossa rua fica crítica. A prefeitura hoje, vindo aqui, fazendo esse trabalho de recuperação, tirando esse borrachudo e fazendo tudo novamente, vai melhorar pra nós”, diz Francisco, destacando a importância da manutenção constante para evitar problemas.

 

Remanso

O Bairro do Remanso recebe obras estruturantes que inclui trabalhos de drenagem.

O Remanso receberá obras de drenagem e pavimentação, especialmente ao longo da Avenida Getúlio Vargas, abordando problemas de casas previamente afetadas pelas chuvas.

“Como parte do mesmo projeto que contempla Miritizal e Várzea e utilizando os mesmos recursos, também realizaremos obras estruturantes no Remanso. Serão focadas em drenagem em áreas onde casas já estavam sendo afetadas, especialmente na Avenida Getúlio Vargas no Remanso. Serão feitas pavimentações, principalmente em frente ao ginásio local, onde atualmente está sendo construído um mercado e uma feira popular. Portanto, toda essa região, além de receber serviços de drenagem para dirigir as águas servidas e pluviais, também receberá nova pavimentação e calçadas. Estes são investimentos na ordem de mais de seis milhões de reais, provenientes de emendas parlamentares. As obras já começaram e, se Deus quiser, durante o verão estarão concluídas e entregues à população”, disse o Secretário Josinaldo.

 

Miritizal

O prefeito recentemente deu ordem de serviço para iniciar as obras. Uma delas  é  na região da Escola Militar do Miritizal na Rua Madre Adelgundes que incluem drenagem, pavimentação e a adição de uma área de estacionamento próxima a uma nova creche que a prefeitura está construindo.

“Essas intervenções incluirão drenagem completa, pavimentação, e sinalização dessas ruas, especialmente as próximas à prefeitura, que frequentemente sofrem com alagamentos durante chuvas. Será realizada uma drenagem adequada para eliminar esses alagamentos e, importante destacar, a construção de calçadas para pedestres, visto que o fluxo de pessoas nessas áreas da Escola Militar é bastante elevado. Isso proporcionará conforto e segurança tanto para veículos quanto para pedestres”.

 

O Prefeito Zequinha Lima destaca a conclusão iminente dos trabalhos. “Estou acompanhando as obras em andamento com o secretário Josinaldo. Hoje passamos na Várzea, onde  estamos arrumando a região que foi danificada pela enchente, e a água assolou o asfalto. Depois fomos para o Remanso, onde nós estamos fazendo um trabalho de drenagem e no Miritizal, com mais um trabalho de drenagem e pavimentação que nós vamos fazer na região das proximidades da escola militar que é um local muito movimentado e acumula muita água no meio da estrada. O trabalho de drenagem é exatamente para melhorar, o trânsito de carros, calçadas de pedestres e proporcionar mais segurança para as pessoas. Estamos a todo vapor. O Remanso vai ganhar a calçada, rua nova, pavimentada e com drenagem. E se Deus quiser ir até o final do verão, essa obra vai ser  entregue para a população dando mais qualidade de vida e segurança.”

 
- Publicidade -
Copiar