30.9 C
Juruá
domingo, junho 16, 2024

Rio Acre pode chegar ao nível histórico de 1,25m e Defesa Civil estuda decreto de alerta ambiental

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Na manhã desta segunda-feira, 3, o coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual, revelou que, nos próximos meses, o Rio Acre pode atingir um nível de água inferior ao histórico 1,25m, registrado em 2 de outubro de 2022. Por isso, analisa-se a possibilidade de decretação do estado de alerta ambiental.

Segundo a medição realizada nesta manhã em Rio Branco, o Rio Acre recuou 5 cm nas últimas 24 horas, marcando 2,55m  — nível considerado baixo, já que a previsão é de que só volte a chover significativamente em outubro. “Estamos entrando no inverno, que, na verdade, é o verão amazônico. De junho a setembro chove em pouquíssima quantidade, o volume é bastante baixo”, explicou o coronel.

Por esse motivo, o nível do rio preocupa as autoridades, pois pode causar problemas em diversas áreas. A Defesa Civil Estadual, por exemplo, já solicitou que todos os municípios do Acre apresentem planos de contingência para a prevenção às queimadas florestais.

“Esse problema causa consequências na agricultura, pecuária, piscicultura, no abastecimento de água, problemas com o aumento das doenças circulatórias em decorrência da baixa umidade, o nível do lençol freático pode deixar poços secos, além do risco maior de incêndios”, disse Batista.

- Publicidade -
Copiar