32.5 C
Juruá
quinta-feira, junho 20, 2024

TJAC vai utilizar ferramenta de Inteligência Artificial para agilizar processos; entenda

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Continuando a investir em tecnologia, a presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), implantou novas funcionalidades e sistema de Inteligência Artificial para melhorar o peticionamento eletrônico, aumentando agilidade no trâmite de processos.

Agora as advogadas e advogados que entram no sistema para apresentar demandas à Justiça, o SAJ, poderão anexar ao pedido inicial imagens e vídeos de comprovações. Além disso, está disponível uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que classificará o caso e ainda fará a distribuição do processo para a unidade competente.

Dessa forma, ao inserir no SAJ a petição, essa ferramenta de IA analisará o conteúdo da peça, fazendo apontamento da classe à qual pertence o processo. Caso, o advogado não concorde com a classificação, poderá manter outra. Após isso, a própria tecnologia irá fazer a distribuição do processo. Conforme informou a equipe da Ditec, cinco classes dentro do SAJ estão 99,9% de acerto e quanto mais a ferramenta é utilizada, mais avançará e aperfeiçoará as deficiências.

Já a opção para inserção de vídeos na petição inicial reduz um fluxo que antes tinha pelo menos três etapas: depois de peticionar, a(o) advogada(o) tinha que pedir para juntar os arquivos, vinha um despacho da unidade autorizado, para somente então os vídeos poderem ser inseridos. Com a possibilidade de subir o conteúdo audiovisual junto com o pedido o tramite simplifica.

As duas novidades, que estão funcionando, proporcionam mais celeridade no julgamento dos feitos, automatizando a distribuição e a classificação dos processos que chegam ao Poder Judiciário acreano e permitindo a inclusão de material audiovisual junto à petição.

  • Assessoria TJAC
- Publicidade -
Copiar