Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Pai condenado a 61 anos por estuprar filhas gêmeas de 14 anos é preso
  • Acre recebe R$ 50 milhões em obras na BR-364 para recuperar Estrada do Aeroporto em Rio Branco
  • Deracre leva 2,5 mil toneladas de rachão à Terceira Entrada de Tarauacá
  • Trend de influenciador acreano vira campanha institucional em Rio Branco
  • Governadora Mailza Assis faz história ao inaugurar o Hospital Dr. Baba em Feijó
  • No Acre, motociclista morre e passageiro fica em estado grave após colisão envolvendo três veículos
  • Acidente envolvendo carro e moto deixa um morto em rodovia no Acre
  • IML identifica corpo encontrado boiando em Igarapé de Cruzeiro do Sul
  • Tierry reúne multidão em frente ao Palácio na festa do trabalhador
  • Um em cada 4 presos no sistema prisional do Acre ainda não foi condenado e pode ser inocente
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, maio 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 2

Acre contribui com 8% do desmatamento na Amazônia Legal

Por Redação Juruá em Tempo.26 de julho de 2024Updated:29 de julho de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O desmatamento na Amazônia Legal em junho deste ano atingiu uma área de 398 quilômetros quadrados, segundo os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Instituto do Homem e do Meio Ambiente (SAD) divulgados na última quarta-feira, 24 de julho de 2024.

O número corresponde a um aumento de 10% em relação a junho de 2023, quando o desmatamento somou 361 quilômetros quadrados no bioma. No entanto, quando é considerado o período de um ano, os números indicam redução de 52% na derrubada de florestas.

Na comparação entre os períodos de agosto 2022 a junho 2023 e agosto de 2023 a junho de 2024, houve uma redução de 52% de áreas desmatadas – de 5.948 km² no período anterior para 2.848 km² no intervalo mais recente.

O estado com a maior área desmatada em junho deste ano foi o Amazonas (35%), seguido do Pará (26%), Mato Grosso (15%), Acre (8%), Rondônia (7%), Maranhão (7%), Roraima (1%) e Tocantins (1%). O Amapá não teve registro de desmatamento, segundo o relatório.

No Acre, comparado o mês de junho do ano passado com junho do ano em curso, houve um aumento de 68% na área de desmatamento – 19 km² em 2023 contra 32 km² em 2024.

Já na comparação dos períodos de agosto 2022 a junho 2023 com agosto de 2023 a junho de 2024, o Acre registra redução de 48% no desmatamento – 477 km² contra 247 km², respectivamente.

A maioria (66%) do desmatamento registrado em junho deste ano ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (25%), Unidades de Conservação (8%) e Terras Indígenas (1%).

O Acre tem três Unidades de Conservação entre as 10 com as maiores áreas de desmatamento: A Reserva Extrativista Chico Mendes, as Florestas Estaduais (FES) do Rio Gregório e do Antimary – cada uma com 1 km² de desmatamento.

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 111 quilômetros quadrados em junho de 2024, o que representa um aumento de 383% em relação a junho de 2023, quando a degradação detectada foi de 23 quilômetros quadrados. A degradação foi detectada no Mato Grosso (62%), Pará (22%), Amazonas (11%) e Rondônia (5%).

  • Fonte: AC24horas.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.