34.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves podem ganhar novos portos fluviais

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nos últimos dias, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) visitaram Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no interior do Acre, para avaliar a viabilidade da construção de novos portos fluviais nos municípios.

As condições geográficas e logísticas, como o potencial de navegação, a acessibilidade terrestre e possíveis impactos ambientais, foram considerados durante a vistoria das áreas indicadas para as construções.

As obras permitirão que Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves estejam na rota do projeto de construção das Instalações Públicas de Pequeno Porte (IP4), cujo objetivo é melhorar as infraestruturas portuárias para integrar a região aos principais corredores de transporte aquaviário da Amazônia, fortalecendo assim a logística regional e a economia.

Ademais, o projeto de Cruzeiro do Sul será a primeira IP4 do estado, e é uma área estratégica, pois está situada no ponto mais ocidental do Brasil, próximo ao Oceano Pacífico. “Essa localização geográfica privilegiada reforça a relevância estratégica do projeto, não apenas para o estado do Acre, mas também para toda a região da Amazônia Ocidental”, disse o DNIT.

- Publicidade -
Copiar