34.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Gestão municipal de Cruzeiro do Sul vence o Prêmio Band Cidades Excelentes

Por Richard Silva, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nesta segunda-feira, 01, a gestão municipal de Cruzeiro do Sul foi premiada na Rede Bandeirantes de TV, com o Prêmio Band Cidades Excelentes, garantindo o primeiro lugar do Estado do Acre. A premiação destaca os melhores exemplos de gestão pública eficientes e inovadoras.

O município ficou entre os dez indicados nacionais na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência para cidades entre 30 e 100 mil habitantes. O presidente do senado Rodrigo Pacheco, esteve presente durante a premiação e destacou a importância da manutenção da desoneração da folha de pagamento dos municípios.

“Participei, nesta segunda-feira, em Brasília, da 4ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução, que premiou municípios por boas práticas de gestão pública ao longo dos últimos quatro anos. No evento, ressaltei que o trabalho realizado pelo Congresso Nacional para a manutenção da desoneração da folha de pagamento dos municípios é essencial para assegurar o funcionamento de muitas prefeituras no país”, disse ele.

O Prêmio Cidades Excelentes avalia municípios de todo o Brasil com base em 72 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.

Assim, os dados utilizados para a avaliação são coletados diretamente no Portal da Transparência, sendo organizados através do trabalho desenvolvido pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila.

De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, a premiação é um indicativo de que o caminho certo está sendo trilhado. “Esse resultado indica que estamos no caminho certo na nossa gestão, gerando soluções adequadas para cada área. O Prêmio Band Cidades Excelentes muito nos orgulha e agradecemos em nome da população de Cruzeiro do Sul”, disse o gestor.

Dessa forma, o consultor da gestão municipal de Cruzeiro do Sul, Raphael Bastos Junior, afirmou que a implementação de políticas públicas inovadoras, como o Centro do Autista e a adoção de vários instrumentos de incentivo ao esporte, lazer e bem-estar, contribuíram para a conquista do prêmio. “Além dos indicadores de responsabilidade fiscal, são avaliadas também a transparência em contratos públicos e a implementação de políticas públicas inovadoras”, disse.

“Um forte exemplo de uma política inovadora é a implantação do Centro do Autista, em parceria com a sociedade civil organizada. Esta ainda não é uma política pública presente em muitos municípios brasileiros. Cruzeiro do Sul saiu na frente e isso com certeza chama a atenção”, explicou o consultor.

“Outro mecanismo que chama a atenção são os muitos instrumentos de incentivo ao esporte, lazer e bem-estar que o município de Cruzeiro do Sul vem adotando. Isso com certeza contribui para que Cruzeiro do Sul tenha ficado em primeiro lugar no estado e entre os 10 municípios de destaque no Brasil,” concluiu ele.

- Publicidade -
Copiar