Início / Versão completa
internacionais

Hamas diz que morte de líder político “não será em vão” e promete retaliar Israel

Por CNN Brasil. 31/07/2024 06:44
Publicidade
O líder sênior do Hamas, Ismail Haniyeh, faz um discurso durante um desfile militar das Brigadas Ezzedin al-Qassam, o braço armado do movimento Hamas, em Gaza, em 27 de janeiro de 2015

O assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, nesta quarta-feira (31) “não será em vão”, disse o presidente palestino Musa Abu Marzouk, membro do gabinete político do grupo radical islâmico, de acordo com a agência de notícias estatal WAFA.

Publicidade

Sami Abu Zuhri, um alto funcionário do Hamas, disse que o grupo está “pronto para pagar vários preços”.

“Estamos envolvidos em uma guerra aberta para libertar Jerusalém e estamos prontos para pagar vários preços.”

Um ex-comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Mohsen Rezaie, alertou que Israel “pagaria um alto preço” pelo assassinato de Haniyeh em Teerã, informou a mídia estatal iraniana.

Publicidade

O Hamas emitiu uma declaração logo após dizer que Haniyeh foi morto junto com seu guarda-costas em um “ataque sionista” em sua residência em Teerã depois que ele participou da posse do novo presidente iraniano.

CNN entrou em contato com o exército israelense para comentar a alegação do Hamas.

Os Guardas Revolucionários do Irã informaram horas depois que Haniyeh foi assassinado por volta das 2h da manhã (horário local) desta quarta-feira, informou a mídia iraniana, acrescentando que ele estava hospedado em “uma residência especial para veteranos de guerra no norte de Teerã”.

O conselho supremo de segurança nacional do Irã decidirá qual será a estratégia de reação ao assassinato de Haniyeh, de acordo com uma fonte.

Haniyeh foi visto pela última vez nesta terça-feira (30), quando se encontrou com o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e compareceu à cerimônia de posse do presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, onde cumprimentou e posou para fotos com líderes regionais que também estavam no evento.

Últimos encontros do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, no Irã com Ali Khamenei e líderes regionais no parlamento, antes de ser morto / Pool via WANA

Ataque com “projétil teleguiado aéreo”

Mais detalhes estão surgindo sobre onde, quando e como o líder político do Hamas foi morto.

Haniyeh foi atacado em Teerã usando um “projétil guiado por via aérea”, disse a agência de notícias estatal IRNA.

A IRNA disse que novas investigações estavam em andamento para determinar os detalhes da operação e a posição de onde o projétil foi disparado.

(Com informações da CNN e da Reuters)

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.