27.5 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Rio Branco avalia criação de barragem no rio para captar água na estiagem

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A prefeitura de Rio Branco, juntamente com a Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal (Comdec), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) e o Ministério Público do Acre (MP-AC), estiveram reunidos para tratar de assuntos referentes a severa estiagem que afeta a capital acreana e o Rio Acre.

A reunião busca avaliar estratégias para contornar e evitar possíveis danos causados pela estiagem, já que o nível do Rio Acre tem alcançado níveis preocupantemente baixos. Atualmente, o manancial está medindo 1,78 metros, próximo à histórica marca dos últimos 52 anos, quando em 2 de outubro de 2022, marcou 1,25 metros.

Por isso, a prefeitura destaca a importância de medidas cuidadosas, reforçando a necessidade de um esforço conjunto e coordenado para enfrentar os desafios impostos pela seca no Rio Acre.

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, é necessário um plano de contingência robusto para enfrentar a seca, sendo destacado a possibilidade de intervenção no Rio Acre, com criação de barragem, canalização e aprofundamento no ponto do flutuante, para que a captação de 1.600 litros por segundo seja possível.

- Publicidade -
Copiar