34.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Seca do Rio Juruá desencadeia crise severa em Porto Walter

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O município de Porto Walter, situado na região do Alto Rio Juruá, está passando por uma crise severa devido à seca extrema do rio Juruá. A ausência de abastecimento adequado de alimentos e outros produtos essenciais tem gerado grande preocupação entre a população local.

De acordo com o José Francisco Gonçalves Pinheiro, que trabalha com açougue e frios, descreve a situação como uma das piores que já vivenciou. A viagem de barco, que antes levava cerca de 9 horas, agora pode durar até 5 dias, devido aos constantes encalhamentos. Ele afirma que a situação pode piorar, já que ainda estamos no início do verão amazônico.

“Os produtos já começaram a faltar em Porto Walter. Na última semana, tivemos muitas dificuldades, passando dois dias encalhados em um trecho do rio. Atualmente, há cerca de seis barcos encalhados, e nós também ficamos dois dias em um canto só. Os donos de embarcações estão cobrando mais pelo transporte, o que complica ainda mais a situação. Os produtos chegam estragados, e isso torna muito difícil para nós, que trabalhamos com comércio de alimentos”, relatou ele.

Em virtude disso, a população clama por uma solução urgente. “Hoje, os barcos não chegam mais a Porto Walter com os produtos frescos. Temos que consumir alimentos estragados porque não temos acesso a uma estrada adequada. Onde estão nossos direitos garantidos pela Constituição? Cadê o Estado Democrático de Direito que tanto pregam?”, questionou um morador, indignado com a situação.

“As pessoas podem até dizer que antes também passávamos dificuldades, mas o rio nunca secou tanto assim. Esses são impactos ambientais que estão tornando nossa vida insustentável. E isso acontece no Brasil inteiro, várias cidades estão sofrendo, não apenas no Acre, mas também no Amazonas”, disse ele, ressaltando a necessidade de ações urgentes para mitigar os impactos da seca do manancial.

- Publicidade -
Copiar