Nesta segunda-feira, 02, o Portal O Tempo Aqui divulgou um boletim revelando que o mês de agosto foi marcado por extremos meteorológicos, no Acre.
Em virtude disso, o boletim apontou a menor umidade relativa do ar já registrada e temperaturas que marcaram recordes. Na capital acreana, a umidade relativa do ar atingiu um recorde de baixa de 20% no dia 13, sendo o menor percentual já registrado na cidade.
No interior do estado, a situação foi semelhante, com a mesma marca de umidade observada em diversas localidades. Já as temperaturas variaram bastante. Em Rio Branco, a temperatura mínima mais baixa foi de 14,5°C, registrada nos dias 11 e 14.
Nos municípios acreanos, Epitaciolândia registrou a menor temperatura do mês com 12,6°C no dia 28. Por outro lado, o calor intenso foi igualmente notável, com a maior temperatura em Rio Branco chegando a 38,6°C no dia 23, enquanto Tarauacá registrou 39,3°C no mesmo dia, sendo considerada a maior temperatura do estado.
Em relação aos ventos, a capital apresentou a maior velocidade de 40,7 km/h, vinda do sul no dia 25. Já, o vento mais forte do estado foi registrado em Feijó, com 76,7 km/h, também no dia 24, vindo do norte.
Já, a precipitação no mês de agosto também revelou grande variação. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a maior chuva foi de 11,0 mm no dia 7, em Rio Branco. Em contrapartida, Xapuri enfrentou um acumulado expressivo de 61,2 mm no dia 5.
Em suma, a média de chuva acumulada em Rio Branco durante o mês foi de apenas 1,4 mm, bem abaixo da média histórica para agosto de 57,0 mm.

