A Amazon está lançando um assistente de inteligência artificial projetado para ajudar comerciantes online a gerenciar seus negócios.
Com o codinome Projeto Amelia, a nova ferramenta responderá a uma variedade de perguntas, desde como se preparar para a temporada de compras de fim de ano até sugestões para a redação de anúncios de produtos, informou a Amazon nesta quinta-feira (19) durante sua conferência anual Accelerate para comerciantes.
A Amazon tem lançado várias ferramentas de IA em meio à crescente concorrência com a Microsoft, Google, da Alphabet, e OpenAI. Uma delas é um chatbot corporativo chamado Amazon Q, que ajuda clientes corporativos a buscar informações, escrever código e revisar métricas de negócios. Rufus permite que os consumidores comparem preços e pesquisem produtos na loja online da Amazon.
Para os comerciantes, que representam a maior parte das vendas nos sites de varejo da Amazon, a empresa introduziu um software projetado para ajudá-los a otimizar listas de produtos e criar ou modificar imagens. Nesta quinta-feira, a Amazon também anunciou que fornecerá ferramentas para criar vídeos de produtos.
A Amelia está disponível em versão beta para um subconjunto de comerciantes e será lançada para todos os vendedores dos EUA “ao longo do próximo mês”, disse Dharmesh Mehta, vice-presidente da Amazon que supervisiona os serviços para vendedores, em uma entrevista. No final deste ano, a Amazon começará a introduzir a Amelia em outros países e torná-la disponível em idiomas além do inglês.
O assistente é construído sobre a Bedrock, uma plataforma de software projetada para facilitar o acesso a grandes modelos de linguagem de outras empresas, bem como aos próprios modelos da Amazon. Mehta afirmou que a Amelia se baseou em uma variedade de modelos diferentes durante seu desenvolvimento, mas não especificou quais são os que a alimentam atualmente.
Mehta admitiu que os vendedores não estavam clamando especificamente por um chatbot de IA, mas que a Amazon acredita que a ferramenta pode ajudar a simplificar a venda online. “A coisa que ouvimos dos vendedores regularmente é: ‘Ei, Amazon, eu tenho que fazer muitas coisas, descobrir muita coisa para ter sucesso e quero ser um especialista nisso porque realmente impulsiona meu negócio’”, disse ele.
Em uma apresentação em vídeo na conferência, Mehta demonstrou a Amelia apresentando pontos sobre a linha de produtos de um vendedor e oferecendo recomendações. Com o tempo, a Amelia proporcionará uma experiência mais personalizada e se tornará melhor em antecipar as necessidades dos comerciantes, afirmou ele. Ela também se tornará mais capaz de agir em nome de um vendedor.
A Amazon há muito tempo começou a automatizar elementos do relacionamento com milhões de vendedores de terceiros, alguns dos quais dizem estar à mercê de algoritmos que podem suspender suas contas de forma injusta. No vídeo, a Amazon demonstrou um vendedor fazendo uma pergunta sobre um envio de produto que não havia aparecido nos registros da Amazon. Se o software não conseguir encontrar a resposta, ele pode conectar os vendedores às equipes de suporte da Amazon.
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