Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Júnior da J.A Suplementos testemunha milagre após grave acidente e reforça fé em Deus
  • Tumulto por leito de UTI no Pronto Socorro de Rio Branco termina com policiais agredidos e três baleados
  • Desentendimento no Pronto-Socorro provoca confusão generalizada e três baleados
  • No Acre, criança abre mão de presente e pede cadeira de rodas para a avó ao Papai Noel
  • Emendas do deputado Coronel Ulysses garantem novas viaturas para a Segurança Pública
  • Estudantes do Ifac conquistam melhor resultado do Acre na Olimpíada Brasileira de Geografia
  • Acre tem mais de 68 mil pessoas vivendo em áreas de favela, diz IBGE; entenda o termo
  • Homem é preso por tráfico e mulher por tentativa de homicídio no interior do Acre
  • Acre entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue com serviços de tapa-buracos e melhorias de ruas em bairros da cidade
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 20
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Novo estudo busca aprimorar detecção da doença da paca no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.23 de setembro de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma pesquisa inovadora está sendo feita no Acre para melhorar o diagnóstico Hidatidose Policística ou Equinococose Neotropical, conhecida popularmente como “doença da paca, infecção cuja maioria dos casos no Brasil ocorre na Região Amazônica.

Atualmente, o Acre registra cerca de 300 casos confirmados da doença. A pesquisa em andamento, uma colaboração entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Saúde, busca desenvolver métodos de diagnóstico mais eficazes e estratégias de prevenção.

“O estudo foca em entender o ciclo de transmissão e a epidemiologia da hidatidose, além de padronizar uma técnica de diagnóstico molecular”, afirma Leandro Siqueira, pesquisador da Fiocruz que atua no projeto.

O que é a doença da paca?

A Hidatidose é causada pelo parasita Echinococcus granulosus, que pode afetar tanto humanos quanto animais. Segundo Siqueira o parasita se aloja principalmente no fígado, formando cistos que podem causar complicações sérias.

“A doença é comum em áreas rurais, mas também pode afetar moradores urbanos que visitam o campo”, destacou.

A transmissão da hidatidose ocorre quando as vísceras de um animal contaminado não são descartados corretamente. Isso permite que cães e outros animais domésticos se contaminem, liberando os ovos do parasita nas fezes.

“Esses ovos podem contaminar água, alimentos e até as mãos das crianças, levando à infecção em humanos”, explica o pesquisador.

Os sintomas variam de dor abdominal a problemas mais graves, como aumento do fígado e icterícia, ou seja a pele e os olhos ganham um tom amarelado.

Ciclo de transmissão da doença da paca — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Ciclo de transmissão da doença da paca — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Conscientização

Além da pesquisa, a equipe também trabalha na educação em saúde das comunidades rurais. Alana Costa, estudante de Medicina Veterinária e bolsista do projeto, ressalta a importância dessa ação

“Muitas pessoas não têm consciência do risco que correm e da possibilidade de transmissão para seus cães. Nossas atividades educativas são essenciais para espalhar esse conhecimento”, disse.

Com foco inicial no Acre, os pesquisadores planejam expandir seus esforços para outros estados do Brasil, beneficiando comunidades vulneráveis.

“Ao começarmos aqui, onde a hidatidose é mais prevalente, podemos mostrar ao resto da região Norte e do país a importância de falar sobre essa doença negligenciada”, conclui.

  • Fonte: g1 AC.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.