Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Operação Pré-Carnaval resulta na prisão de suspeito de roubo em Cruzeiro do Sul
  • Homem é preso na zona rural de Mâncio Lima por agredir ex-companheira grávida
  • Casos de dengue caem mais de 60% no Acre no início de 2026, aponta boletim epidemiológico
  • PRF apreende mais de 6 kg de cocaína durante fiscalização na BR-364
  • Motociclista que atropelou pastor no Acre não tinha CNH e foi preso após sair do Pronto-Socorro
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul recolhe 16 toneladas de lixo após segunda noite de Carnaval
  • “Mestre da lama”: homem sobe ladeira com sofá nas costas em Ipixuna (AM)
  • Folião chama atenção na hora da entrevista em Cruzeiro do Sul: “que Deus abençoe todos os carnavais”
  • Após quebrar, ambulância fica parada no meio da Variante durante a noite e morador questiona PRF: “só perseguem os pobres”
  • Carnaval em Cruzeiro do Sul altera funcionamento da prefeitura; veja como ficam os serviços
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 16
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Mais de 1.300 agentes de segurança devem atuar nas eleições no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.1 de outubro de 2024Updated:2 de outubro de 20244 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apresentou o plano de segurança para as eleições municipais, que serão realizadas no domingo, 6. Um total de 1.325 agentes de segurança estarão mobilizados em todo o estado, sendo 1.088 da Polícia Militar do Acre (PMAC), 169 do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), 20 do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), 24 do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) e 4 delegados da Polícia Civil do Acre (PCAC). O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 1º.

Secretário José Américo Gaia: “Atuação coordenada das forças de segurança pública é essencial para garantir a integridade do processo eleitoral”. Foto: cedida

No dia das eleições, a Sejusp vai contar com uma sala de situação, que vai fazer o monitoramento dos locais de votação, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), durante todo pleito. O secretário José Américo Gaia ressaltou que o plano de ação tem como objetivo assegurar eleições municipais seguras, transparentes e organizadas em 2024. “A atuação coordenada das forças de segurança pública, com os demais órgãos e entidades envolvidas, é essencial para garantir a integridade do processo eleitoral, proteger os eleitores e manter a ordem pública”, afirmou.

A subcomandante da Polícia Militar, coronel Marta Renata Silva, enfatizou a importância da segurança durante as eleições para preservar a legitimidade do processo. “A Polícia Militar tem um leque bem amplo de serviços no tocante ao período eleitoral e não apenas especificamente no dia das eleições. Teremos uma frota de mais de 140 viaturas exclusivas para o dia da eleição, com apoio inclusive da Justiça Eleitoral, apoio da própria Sejusp, que também está nos auxiliando no quesito de cessão de carros, porque a Polícia Militar não teria esse quantitativo para um emprego específico no policiamento desse dia. Temos também esse efetivo para distribuir entre capital e interior, zona urbana e zona rural. O objetivo é garantir que o cidadão realmente exerça o seu direito ao voto”, declarou.

Acre possui 612.448 pessoas aptas a votar. Foto: cedida

A presença de bombeiros militares treinados em primeiros-socorros e combate a incêndios também será um diferencial, garantindo uma resposta rápida a emergências. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Silva, destacou a importância de vistorias prediais nas seções eleitorais, para identificar e corrigir problemas estruturais que possam comprometer a segurança. “Isso abrange não apenas questões de segurança física, mas também a adequação das instalações, para que o processo eleitoral ocorra de maneira acessível e organizada”, afirmou.

Além disso, o exército está empregando cerca de 750 militares e 60 viaturas, em 19 municípios. A Polícia Rodoviária Federal e a Policia Federal também irão atuar nas eleições.

Eleições 2024

Neste primeiro turno das eleições, novos prefeitos e vereadores serão eleitos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Acre possui 612.448 pessoas aptas a votar, representando um aumento de 24.015 eleitores em relação à última eleição, realizada em 2022.

O estado está dividido em nove zonas eleitorais, com um fórum eleitoral na capital, que abriga os cartórios das 1ª e 9ª zonas. Nos demais municípios sem cartório eleitoral, funcionam postos de atendimento ao eleitor. De acordo com o TSE, o município de Rio Branco conta com 271.518 eleitores, representando 44,33% do total do eleitorado acreano. A segunda maior cidade, Cruzeiro do Sul, possui 62.645 eleitores (10,23%); seguida por Sena Madureira, com 30.666 (5,01%); Tarauacá, com 28.427 (4,64%); e Brasileia, com 19.483 (3,18%).

Mais de 1.300 agentes de segurança devem atuar nas eleições no Acre. Fotos: cedidas

A expectativa é que as eleições transcorram de forma tranquila, e as autoridades estão comprometidas em garantir um ambiente seguro para todos os eleitores. “Estamos muito contentes por essa junção de esforços entre as instituições, para fazermos com que esta eleição seja tranquila, transparente, em que os candidatos possam fazer sua campanha e os eleitores possam sair de sua residência para exercer o direito de voto, e tudo isso só é possível por conta da presença das nossas forças de segurança”, declarou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Junior Alberto Ribeiro.

Por: Ana Paula Xavier.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.