Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Homem de 45 anos é preso por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
  • Governo convoca mais de 700 profissionais aprovados no concurso da Educação
  • Ancelotti analisa grupo do Brasil na Copa do Mundo: ‘Bastante difícil’
  • Veja o grupo e adversários do Brasil na Copa do Mundo de 2026
  • Detentos participam de confraternização com familiares em presídio de Cruzeiro do Sul
  • Banco terá de revisar contrato e compensar cliente induzida ao erro no Acre
  • Governo do Acre entrega 295 títulos definitivos no Bujari
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul conquista Selo Ouro de Transparência Pública
  • Professor condenado a 13 anos de prisão por estuprar garotos é preso em Cruzeiro do Sul
  • Após polêmicas com o marido, Antônia Lúcia vai para Manacapuru “recarregar as energias”
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Casos de injúria racial aumentam 48,4% e racismo quase dobra no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.20 de novembro de 2024Updated:21 de novembro de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Na data em que é celebrado, pela primeira vez como feriado nacional, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, neste 20 de novembro, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 traz à tona um cenário preocupante no Acre: os registros de injúria racial e racismo cresceram significativamente entre 2022 e 2023.

Segundo o levantamento, os casos de injúria racial aumentaram 48,4%, passando de 62 registros em 2022 para 92 em 2023. A taxa de ocorrências por 100 mil habitantes subiu de 7,5% para 11,1%. Já os registros de racismo quase dobraram, subindo de 28 para 49 casos, o que representa um aumento de 75%. A taxa por 100 mil habitantes também subiu de 3,4% para 5,9%

Comparado ao cenário nacional, onde os registros de injúria racial diminuíram 14% e os de racismo quase dobraram (77,9%), o Acre reflete a persistência da discriminação racial no cotidiano.

Apesar do crescimento alarmante em racismo e injúria racial, os casos de racismo motivados por homofobia ou transfobia caíram de dois registros em 2022 para apenas um em 2023 no Acre, indicando uma redução de 50%.

Além dos dados de segurança pública, o sistema judiciário do estado apresenta uma carga processual relativamente baixa em comparação ao cenário nacional. De acordo com o Painel de Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Acre possui apenas sete processos pendentes, sendo seis na primeira instância e um na segunda. Entre os processos em andamento, destacam-se ações penais de procedimentos ordinários e sumários, além de um caso de conflito de jurisdição.

Em contraste, no Brasil, há 11.613 processos pendentes, representando 0,014% do total do acervo judicial. No Acre, 57,1% dos processos estão sob responsabilidade da Justiça Federal, enquanto 42,9% estão na Justiça Estadual.

  • Fonte: AC24horas.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.