Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Homem de 45 anos é preso por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
  • Governo convoca mais de 700 profissionais aprovados no concurso da Educação
  • Ancelotti analisa grupo do Brasil na Copa do Mundo: ‘Bastante difícil’
  • Veja o grupo e adversários do Brasil na Copa do Mundo de 2026
  • Detentos participam de confraternização com familiares em presídio de Cruzeiro do Sul
  • Banco terá de revisar contrato e compensar cliente induzida ao erro no Acre
  • Governo do Acre entrega 295 títulos definitivos no Bujari
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul conquista Selo Ouro de Transparência Pública
  • Professor condenado a 13 anos de prisão por estuprar garotos é preso em Cruzeiro do Sul
  • Após polêmicas com o marido, Antônia Lúcia vai para Manacapuru “recarregar as energias”
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Soluções para economia de água e prevenção de acidentes com gás serão apresentadas na Mostra Viver Ciência

Por Redação Juruá em Tempo.20 de novembro de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Estudantes da rede pública estadual de Rio Branco estão na contagem regressiva para a 10ª Mostra Viver Ciência, que será realizada na próxima quinta-feira, 21, e sexta, 22, na Escola Armando Nogueira, na capital acreana.

Os estudantes orientados pela professora de ciências Janaína Albuquerque, da Escola Raimundo Hermínio de Melo, que fazem parte também do curso de robótica promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), contam as horas para a chegada desses dias. Janaína relata que os temas foram definidos com os alunos a partir da identificação de situações vividas no cotidiano.

“Queremos formar alunos ‘resolvedores’ de problemas. Então, quando vimos a temática da mostra deste ano, sobre sustentabilidade, a pergunta foi: que tipos de problemas nessa área temos atualmente na sociedade, em que possamos utilizar os conhecimentos de robótica para resolver? A partir daí as ideias foram surgindo”, narra.

Um deles diz respeito ao meio ambiente. Ana Clara Madin, aluna do 9º ano, e seus colegas logo pensaram nas notícias que costumam ver sobre as mudanças climáticas e o desperdício de água, não só na rotina do dia a dia, mas também na agricultura, e foi nesse ponto que a ideia começou a tomar forma.

“Nosso projeto apresenta um sensor que identifica quando a água já está suficiente, de forma que nem se desperdice água, nem a plantação morra por falta dela. Ao chegar numa irrigação considerada suficiente, o sistema já desliga a bomba”, explica a estudante.

Ana Clara e colegas de grupo apresentam solução para desperdício de água na agricultura. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já o grupo de Emanuel Araújo e Pietro Bastos, ambos do 8º ano, definiu o tema do projeto a partir de uma experiência real.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Emanuel conta que três botijas de gás já explodiram em casa de familiares, felizmente sem vítimas: “Minha tia já teve uma experiência com uma botija de gás que não estava funcionando direito e, quando ela foi trocar, explodiu na casa, arrancou o telhado e tudo. Com o que a gente já aprendeu na robótica, foi que eu tive a ideia de o nosso grupo desenvolver um sensor de gás para prevenir acidentes como esse”.

Após grande susto domiciliar,  conhecimento de robótica acendeu ideia do projeto do grupo de estudantes do 8º ano. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Empolgado com o que conseguiram desenvolver, Pietro já pensa em apresentar a ideia para empresas e Corpo de Bombeiros e ver o projeto virar realidade. “Foi muito legal montar esse sensor, porque aprendemos várias coisas; futuramente pode solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas”, analisa.

Para a professora, “a Viver Ciência é importante para formação do aluno como pesquisador. Eles já associam à criação, à construção, e esse grande evento do Estado é a oportunidade pra mostrarem suas descobertas com uma visibilidade maior. É muito empolgante; cada ano vão demonstrando mais interesse e isso facilita a aprendizagem, porque eles se colocam como protagonistas do conhecimento”, afirma.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.