Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Possível descumprimento de carga horária por servidores do Hospital de Feijó será investigado
  • VÍDEO: pacientes viralizam ao dançarem ‘Thriller’ de Michael Jackson em hospital
  • Oração canina: pets viralizam ao mostrar obediência em comer após “Amém”
  • Atestado de óbito aponta causa de morte do atleta de fisiculturismo Gabriel Ganley
  • Operação apreende 700 quilos de drogas avaliadas em 12,8 milhões no AM
  • Jovem morre em salto de paraquedas após mensagem assustadora para mãe
  • Virginia Fonseca e Zé Felipe se reencontram no aniversário da filha Maria Alice
  • CGU aponta risco de sobrepreço em licitação de R$ 812 milhões para a BR-364 no Acre
  • Iapen regulamenta trabalho de presos e endurece critérios para seleção no Acre
  • Prefeito César Andrade autoriza força tarefa para reabertura de mais de 200 km de ramais fortalecendo produção agrícola em Porto Walter
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, maio 25
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Estado forma primeira turma da EJA com reeducandos do Presídio Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.27 de dezembro de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A privação de liberdade não levou o sonho de ascensão social do reeducando F.S.S., um dos cinco formandos da primeira turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental II de detentos da Unidade Prisional Manoel Neri da Silva, de Cruzeiro do Sul.

Estado forma primeira turma da EJA com reeducandos da Penitenciária Manoel Neri da Silva. Foto: Edson Fernandes/Secom

Durante a formatura, realizada naquele complexo penitenciário na tarde desta quinta-feira, 27, o reeducando de 34 anos relatou que a aquisição de conhecimento lhe traz a certeza de uma mudança no curso de sua vida, além de ser uma ponte para a conquista de um amanhã mais promissor. “Cheguei aqui com apenas o 4º ano do ensino fundamental e hoje concluo essa etapa. O momento me proporciona uma imensa alegria, pois o meu objetivo lá fora [quando for reintegrado à sociedade] é mudar de vida; e os estudos vão me ajudar a ser uma pessoa melhor”, planeja.

A ação, promovida pelo governo do Acre, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação (SEE) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi essencial para que o detento siga motivado a cursar o ensino superior. “Pelas experiências difíceis que já passei, estudar renovou o meu desejo de cursar enfermagem, para cuidar da vida das pessoas que buscam tratamento”, relatou.

Cinco detentos de Cruzeiro do Sul concluíram o 9º ano do ensino fundamental. Foto: Edson Fernandes/Secom

No discurso de agradecimento, o detento J.S.B. expressou gratidão ao Estado e reforçou a diferença da política na vida dos que buscam reconquistar o direito de ir e vir: “Cada um de nós trouxe para cá sonhos. Aqui aprendemos a ser resilientes e a enfrentar desafios. Gratidão, pois cada conquista, como é a conclusão do ensino fundamental, é um motivo de celebração para nós”.

Outro fruto da iniciativa é que, para cada 12 horas de estudos, há a redução de um dia no cumprimento da pena em regime fechado. Segundo o diretor da unidade prisional, Elvis Barros, o critério usado para a escolha dos estudantes é o bom comportamento dos reeducandos. “Estamos dando aos presos uma oportunidade de não somente ter direito à remição de pena, mas também de mantê-los com a mente ocupada na preparação, por meio do ensino, para o mercado do trabalho. Nossas metas para 2025 são ampliar o número de vagas para a modalidade, além de implantar o ensino médio”, informou.

As metas, segundo Elvis Barros, são ampliar o quantitativo de vagas na modalidade e implementar o ensino médio em 2025. Foto: Edson Fernandes/Secom

Ao longo de dois anos e meio, a modalidade foi oferecida pela Escola Plácido de Castro. A celeridade na conclusão da etapa foi possível graças uma mudança promovida na matriz da EJA. “Eles estão privados de liberdade, mas não do acesso ao conhecimento. Por meio da nova matriz, foi possível formá-los num curto período, promovendo a cidadania dessas pessoas”, observou o coordenador local da EJA, José Adriano Silva de Oliveira.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.