Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Jovem morre após disparo acidental de espingarda na Serra do Divisor
  • Idoso de 84 anos compra o próprio caixão para poupar despesas da família
  • Policiais do 1° BPM prendem jovem com drogas durante ação em bairro da capital
  • ROTAM prende dupla por tráfico de drogas durante patrulhamento
  • Trabalhador quase tem pé amputado após acidente com roçadeira em fazenda na BR-317
  • Colisão entre motocicletas deixa dois entregadores feridos em cruzamento
  • Drogas vindas do Acre são apreendidas em carreta carregada com soja na BR-364
  • Homem é preso em Manaus suspeito de matar o pai e esconder corpo em cisterna
  • Acre deverá ter Sistema Alerta Brasil da Polícia Rodoviária Federal
  • “Pacote de bondades” de Lula injeta R$ 227 bi na economia em ano eleitoral
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, maio 18
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Justiça suspende obra da estrada entre Rodrigues Alves e Porto Walter por impactos ambientais

Por Redação Juruá em Tempo.4 de fevereiro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A construção da estrada que liga Rodrigues Alves a Porto Walter enfrenta um grave impasse devido a questões ambientais. Em 21 de agosto de 2024, uma decisão judicial determinou a suspensão imediata da obra, após uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Acre (MPAC). Os órgãos alegam que a estrada tem causado danos ambientais contínuos, especialmente no Parque Nacional da Serra do Divisor, uma das áreas de conservação mais importantes da região.

O processo envolve o Estado do Acre, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC). A justiça determinou que o Deracre interrompa os trabalhos até que sejam cumpridas as normas ambientais e realizada a consulta prévia às comunidades indígenas, conforme estabelece a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, os réus foram condenados a pagar R$ 5 milhões por danos morais coletivos, valor que será destinado a projetos de recuperação ambiental e apoio às comunidades indígenas.

A suspensão da obra tem gerado grande debate na região. De um lado, a população local defende a estrada como essencial para o transporte e o comércio entre os municípios. Do outro, lideranças indígenas e ambientalistas exigem que a construção só continue após a realização dos estudos e consultas necessárias, garantindo que o meio ambiente e os direitos das comunidades tradicionais sejam respeitados.

Até o momento, não há previsão para a retomada da obra, e a situação permanece indefinida desde agosto do ano passado. O presidente do IMAC, André Assen, não pôde comentar sobre o caso, pois estava em deslocamento, mas há expectativa de uma atualização oficial em breve, diante da ansiedade da população de Porto Walter e das especulações sobre o futuro da estrada.

Redação Juruá24horas 

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.