Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Em Cruzeiro do Sul, jovem ameaça esfaquear irmã após sumiço de maconha
  • Cruzeiro do Sul solicita licenças ambientais para obras de abastecimento de água
  • Quintas e sábados lideram ranking dos dias mais violentos de 2025 no Acre
  • PM desarticula grupo criminoso e recupera bens furtados em Marechal Thaumaturgo
  • Mercado reduz previsão da inflação para 4,36% este ano
  • Estudantes do Pé-de-Meia podem emitir autorização para retirar absorventes grátis na página do programa
  • “Chico Mendes segue vivo”, diz Marina Silva ao celebrar os 81 anos do ambientalista acreano
  • TCE/AC define novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
  • Vai ficar mais difícil se aposentar em 2026? Veja o que muda nas regras
  • Mudança silenciosa em rotina de Lore Improta acende alerta na gravidez
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, dezembro 15
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Governo do Acre abre seleção para o Programa Brasil Alfabetizado

Por Redação Juruá em Tempo.18 de março de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), lançou a terceira chamada pública para a seleção de alfabetizadores populares no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 18, estabelece as diretrizes para o processo seletivo, que tem como objetivo a formação de um banco de voluntários para atuar na alfabetização de jovens, adultos e idosos.

A iniciativa busca atender pessoas não alfabetizadas e que não estão inseridas no sistema formal de ensino, oferecendo turmas tanto nas zonas urbanas quanto nas áreas rurais dos 22 municípios acreanos. Os alfabetizadores populares terão um período de atuação de 12 meses, entre 2025 e 2026, e sua função será exclusivamente voluntária, sem vínculo empregatício com a administração pública.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, possuir ensino médio completo e experiência na área de alfabetização. Também é necessário apresentar documentos como certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de residência e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino).

Os alfabetizadores selecionados serão responsáveis por ministrar aulas, elaborar materiais didáticos, acompanhar a frequência dos alunos e incentivar a permanência dos estudantes nas turmas. Além disso, deverão realizar visitas domiciliares para evitar a evasão escolar e facilitar o encaminhamento dos alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Embora o trabalho seja voluntário, o edital prevê a concessão de bolsas no valor de R$ 1.200,00 mensais para alfabetizadores que atenderem aos critérios estabelecidos, incluindo a formação de turmas com um número mínimo de alunos. O pagamento será realizado via cartão-benefício emitido pelo Banco do Brasil.

As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 18 e 31 de março de 2025. Os interessados devem preencher um formulário online e anexar os documentos exigidos pelo edital.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.