O início do ano letivo de 2025 nas escolas da zona urbana do município de Rodrigues Alves, que estava previsto para a próxima segunda-feira, dia 28 de abril, foi adiado pela prefeitura. Até o momento, não há uma nova data definida para o começo das aulas.
A informação foi comunicada aos pais pela gestora da Escola Municipal Pedro de Melo Correia, Suelena Nobre, por meio de uma mensagem em grupo. Segundo ela, a notícia do adiamento chegou por intermédio de outra gestora, antes mesmo de qualquer posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Educação (SEME).
“Aos Queridos pais, eu Suelena Nobre ,como gestora desta escola estava muito animada com a ideia do início do nosso ano letivo nesta segunda-feira. Porém, fiquei sabendo por outra gestora que a aula não começará mais dia 28 de abril. Fui na secretaria de educação, porém o secretário estava em reunião e não fui atendida. No entanto, funcionários de lá me garantiram que não começará nesta data. Sinceramente, nem sei mas o que falar. Estou indignada, porém não posso fazer nada. Assim que tiver novas informações passarei aqui no grupo,Amanhã vou novamente na SEME”, comunicou ela aos pais.
Em resposta, o secretário de Educação do município, Narciso Melo Monteiro, explicou que o atraso se deve a pendências no Processo Seletivo Simplificado, que ainda está em andamento. Segundo ele, o processo visa preencher cerca de 100 vagas para professores, 100 para assistentes e mais de 200 para cargos de apoio.
“Dependemos do seletivo para começar. Por orientação do ministério público, será incluído algumas informações e dados no resultado final, e a nova data que a comissão do seletivo nos deu para republicação do resultado final, será na próxima terça-feira. Ao sair o resultado realizaremos a convocação de forma imediata para iniciarmos o ano letivo na zona urbana e no restante das escolas da zona rural”, explicou o secretário.
Apesar de não detalhar qual o problema específico com o processo seletivo, o secretário informou que algumas escolas da zona rural já iniciaram as atividades, utilizando a equipe aprovada em um seletivo anterior.
“Tínhamos os professores do seletivo que foi feito para a zona rural, e pelo fato das escolas apresentarem uma quantidade menor de alunos, alguns gestores estão auxiliando com a equipe de gestão na parte do apoio, enquanto o seletivo finaliza. O fato é que, só teremos a situação 100% resolvida quando o processo seletivo finalizar”, concluiu.
Atualmente, o município de Rodrigues Alves possui 56 escolas, com 3.288 estudantes matriculados no ensino regular, além de 1.187 alunos atendidos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria Municipal de Educação ainda não divulgou uma nova previsão oficial para o início das aulas na zona urbana, mantendo pais, alunos e profissionais da educação em estado de expectativa e incerteza.