Os médicos da rede estadual de saúde do Acre decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (9) A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada na noite da última segunda-feira (5), pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).
Segundo o sindicato, o motivo da paralisação é o não pagamento de gratificações e plantões extras por parte do governo do Estado. Durante a greve, serão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência, incluindo o setor pediátrico, considerado essencial neste período de aumento nos casos de doenças respiratórias. Já consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas serão suspensas temporariamente.
De acordo com o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, muitos profissionais estão com pagamentos atrasados desde o ano passado. “A decisão foi coletiva, porque a classe está cansada de promessas. Agora, a decisão é retornar ao trabalho apenas depois do pagamento”, afirmou.
Pulici também lembrou que, em 2024, a categoria já havia realizado uma paralisação pelo mesmo motivo. Na época, a greve foi suspensa após um acordo com o governo estadual, que se comprometeu a quitar os valores devidos. No entanto, segundo o presidente do sindicato, apenas parte da dívida foi paga, o que gerou nova insatisfação entre os médicos.
O movimento grevista seguirá até que o governo apresente uma solução concreta para o problema.