Início / Versão completa
internacionais

Paquistão diz que confrontos com vizinha Índia mataram mais de 50 pessoas

Por Reuters. 13/05/2025 07:32
Publicidade

ISLAMABAD/NOVA DÉLHI (Reuters) – As Forças Armadas do Paquistão disseram nesta terça-feira que mais de 50 pessoas foram mortas nos confrontos militares da última semana com a Índia, que terminaram em um cessar-fogo acordado pelos vizinhos com armas nucleares, restaurando a paz em sua fronteira.

Publicidade

Os rivais dispararam mísseis e drones contra as instalações militares um do outro depois que a Índia afirmou ter atacado locais de “infraestrutura terrorista” no Paquistão e na Caxemira paquistanesa na quarta-feira, em retaliação a um ataque a turistas.

O Paquistão disse que os alvos eram todos civis. Seus militares disseram que os mortos nos ataques eram 40 civis e 11 membros de suas Forças Armadas.

A Índia declarou que pelo menos cinco militares e 16 civis morreram.

Publicidade

Ambos concordaram com um cessar-fogo no sábado, após diplomacia e pressão dos Estados Unidos.

Os militares indianos disseram que suas bases estão operacionais, apesar dos pequenos danos.

Foi uma “experiência muito especial estar com aqueles que sintetizam a coragem, a determinação e o destemor”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi na terça-feira, em comentários postados no X, acompanhando fotografias de sua visita à base aérea de Adampur.

A base próxima à fronteira no Estado de Punjab, no norte da Índia, é um local estratégico para sua Força Aérea.

Na segunda-feira, Modi advertiu o Paquistão de que Nova Délhi voltaria a atacar “esconderijos terroristas” do outro lado da fronteira se houver novos ataques à Índia e não seria dissuadida pelo que ele chamou de “chantagem nuclear” de Islamabad.

A Índia culpa o Paquistão por um ataque na Caxemira, em 22 de abril, contra turistas hindus, que matou 26 pessoas. Islamabad nega as acusações.

Tanto a Índia, de maioria hindu, quanto o Paquistão, de maioria muçulmana, governam parte da região da Caxemira, no Himalaia, mas a reivindicam por completo.

Os vizinhos travaram duas de suas três guerras desde a independência em 1947 pela região e houve vários outros conflitos limitados, inclusive em 1999 e 2019.

A Índia disse que os chefes de operações militares de ambas as nações conversaram por telefone na segunda-feira, reiterando seu compromisso de interromper os disparos e considerar medidas para reduzir as tropas na fronteira. O Paquistão não forneceu detalhes sobre a ligação.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.