O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode visitar o Acre pela primeira vez desde o início de seu mandato. A visita está sendo cogitada para a inauguração do Complexo Industrial do Café, em Mâncio Lima, no Vale do Juruá. A informação ainda não é oficial, mas vem sendo comentada por autoridades ligadas ao governo federal.
A ex-deputada federal Perpétua Almeida, que atualmente atua no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, já havia falado sobre essa possibilidade em entrevista ao ContilNet no ano passado. Segundo ela, há articulações para que Lula participe do evento. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) também citou a possível vinda do presidente ao Acre durante um podcast, ao comentar a agenda presidencial na região Norte.
Na programação de Lula, estão previstas a assinatura da ordem de serviço da ponte binacional entre Brasil e Bolívia, em Guajará-Mirim (RO), e a inauguração do Hospital Universitário em Porto Velho (RO). Existe a chance de que a agenda se estenda ao Acre e também ao Mato Grosso.
Se confirmada, a visita de Lula deve incluir o anúncio de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com destaque para a recuperação da BR-364.
O Complexo Industrial do Café deve ser inaugurado ainda em maio e vai beneficiar mais de 150 produtores da região do Juruá. A iniciativa busca fortalecer a economia local e dar mais valor ao café produzido no Acre.

