Início / Versão completa
Destaque 3

Rio Acre atinge menor nível do ano em Rio Branco e segue em queda com início da estiagem

Por A Gazeta do Acre. 17/05/2025 14:51 Atualizado em 17/05/2025 14:52
Publicidade

O Rio Acre atingiu neste sábado, 17, o menor nível registrado em 2025 até agora, com 4,07 metros em Rio Branco, segundo a Defesa Civil Municipal. A marca representa também o terceiro menor nível do manancial para este período do ano nos últimos 11 anos, superando apenas os índices de 2016 e 2024.

Publicidade

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a tendência é de que o nível continue baixando nos próximos dias.

“Esse é o menor nível deste ano e o terceiro menor nível dos últimos 11 anos para esse período. O menor nível do que esse só aconteceu em 2016 e 2024. A expectativa é que continue em vazante. Nós já estamos no início da estiagem, e a sequência é essa. Brasileia, por exemplo, está abaixo de um metro e meio. Aqui [em Rio Branco], provavelmente, amanhã [domingo, 18], estaremos abaixo de 4 metros”, destacou.

A Defesa Civil deu início em 9 de abril a uma operação de apoio aos moradores da zona rural, com entrega de alimentos e abastecimento emergencial de água. Até agora, 50 toneladas de mantimentos foram distribuídas, e outras 46 toneladas devem ser entregues até 10 de junho.

Publicidade

Na cidade, o plano de combate às queimadas foi atualizado, e ações de conscientização seguem sendo realizadas para enfrentar as consequências da seca, como ondas de calor e incêndios florestais.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.