Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Dataprev publica edital de concurso com 1,8 mil vagas e salários de até R$ 10,6 mil
  • Radialista conquista título de Rainha do Rodeio da Expoacre Juruá 2026 em Cruzeiro do Sul
  • Menina é resgatada com sorriso no rosto após ficar mais de 30 horas sob escombros na Venezuela
  • Com mais de 1,7 mil casos, Acre registra alta de 30% nas internações por síndrome respiratória grave
  • Detran convoca novos aprovados em concurso para posse no Acre; veja os nomes
  • Virginia lança IA de até R$ 89,90 para conversar com fãs; entenda
  • Acre tem mais de 130 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (3); veja oportunidades
  • Friagem derruba temperaturas no Acre nesta sexta-feira (3); Rio Branco pode ter mínima de 16°C
  • Análise: Nem aumento do custo da guerra derrota teimosia de Putin na Ucrânia
  • ‘Jogo Político’: os vídeos das festas de Vorcaro e as contradições de Garotinho
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, julho 3
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Junho marca início do inverno e traz dias mais curtos no Acre, diz Friale

Por Redação Juruá em Tempo.2 de junho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Com a chegada de junho, o Acre se despede do clima úmido e dá início oficialmente ao inverno no hemisfério sul. O mês é caracterizado por dias mais curtos, noites longas e um clima mais seco e frio em todo o estado. O boletim foi publicado pelo meteorologista Davi Friale, no Portal O Tempo Aqui

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), junho costuma registrar as temperaturas mais baixas do ano no Acre, resultado das massas de ar polar que avançam pela região. Historicamente, a menor temperatura registrada no mês na capital, Rio Branco, foi de 7,8°C, enquanto em Tarauacá os termômetros chegaram a 10,8°C.

Além do frio, há uma redução significativa nas chuvas. Em Rio Branco, por exemplo, o volume médio cai de 98,7 milímetros em maio para 44,8 milímetros em junho. O mesmo comportamento é observado em outras cidades acreanas, como Cruzeiro do Sul, onde a média mensal recua de 155,6 mm para 89,7 mm, e em Epitaciolândia, de 81,8 mm para 32,2 mm.

Ainda assim, episódios de chuva intensa podem ocorrer. O maior acumulado em 24 horas, registrado em junho, foi de 57,4 mm em Rio Branco (1993) e de 92,2 mm em Cruzeiro do Sul (1989).

De acordo com a análise das atuais condições atmosféricas e oceânicas, a previsão para junho de 2025 no Acre é de chuvas dentro da média climatológica. Isso significa que os acumulados podem variar até 20% acima ou abaixo da média histórica.

Quanto às temperaturas, os acreanos devem se preparar: as mínimas devem ficar um pouco abaixo da média, enquanto as máximas tendem a ficar ligeiramente acima. A chegada do mês será marcada pela atuação de uma forte massa de ar frio de origem polar, derrubando as temperaturas já nos primeiros dias.

Além do frio, a umidade relativa do ar deve cair significativamente, especialmente nas regiões mais urbanizadas, elevando o risco de desconforto respiratório e queimadas. A previsão aponta dias ensolarados, secos e noites frias e estreladas, um cenário típico do inverno amazônico.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.