Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Encontro do projeto “Iluminar – Apoio Atípico” acontece amanhã em Cruzeiro do Sul
  • Atuação rápida dos Bombeiros evita propagação de incêndio na sede do Deracre em Cruzeiro do Sul
  • Bruna Marquezine dá conselho sobre manter amizade com ex: ‘Afastar um pouco’
  • ‘Ensaios da Anitta’: cantora antecipa carnaval e celebra brasilidade em novo EP
  • Saiba quem é Babal Guimarães, ator que foi flagrado agredindo namorada
  • Polícia intercepta balsa Petroleira vindo do Peru com carga milionária de cocaína
  • Minha Casa, Minha Vida atinge 8 mil moradias em construção em novembro
  • Papai Noel: em vez de brinquedos, criança pede a saúde da mãe com depressão
  • ‘Bebê pula para fora’: mãe dá à luz durante compra de enxoval; veja vídeo
  • Eduardo Bolsonaro deixa bilhete ‘Solta o Bolsonaro’ no Muro das Lamentações
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

TCU mira Jorge Viana por suspeita de irregularidades em obra milionária da ApexBrasil no Japão

Por Redação Juruá em Tempo.5 de junho de 20256 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O ex-governador e ex-senador pelo Acre Jorge Viana, na condição de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está sendo observado com lupa pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como suspeito de desvio de recursos públicos e outras irregularidades nas despesas de construção de um pavilhão brasileiro na Expo 2025, uma mega feira de negócios realizada este ano em Osaka, no Japão.

Na quarta-feira (4), no momento em que o político petista embarcava para Paris, como integrante da comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial à França, no Brasil o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovava a abertura de um procedimento de investigação sobre a administração de Viana em relação aos gastos no Japão.

O pedido de investigação pelo TCU foi feito pelo ministro Walton Alencar, que relatou durante sessão plenária ter visitado o chamado “Pavilhão do Brasil” no evento, idealizado pela atriz e diretora artística Bia Lessa. O ministro revelou que, quando esteve no Japão, ficou preocupado com o fato de o pavilhão instalado em Osaka não ter sido o projeto inicialmente selecionado pela ApexBrasil por meio de concurso público.

O vencedor do certame, realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil no final de 2022, foi o arquiteto Márcio Kogan. “Por razões que desconheço, mas que merecem ser devidamente apresentadas, a atual gestão da ApexBrasil decidiu não dar prosseguimento ao projeto classificado em primeiro lugar, tampouco convocou os demais participantes do certame, respeitando a ordem de classificação”, apontou o ministro.

Segundo ele, a ausência de informações acerca dessa e de outras contratações inerentes à Expo 2025 no sítio eletrônico da ApexBrasil ganha maior relevância em razão de a auditoria interna da entidade estar vinculada diretamente à presidência, “o que, por evidente, representa uma perda da independência para a fiscalização da entidade e o total conflito de interesses”. “Não há transparência ativa quanto aos valores e aos critérios de seleção, tanto do projeto artístico escolhido como das empresas responsáveis pela execução das obras, cujo custo estimado é de centenas de milhões de reais”, completou.

Diante desses fatos, Walton Alencar pediu que a auditoria seja realizada com a maior brevidade possível. A rede de TV CNN revelou ter entrado em contato com a ApexBrasil e aguarda posicionamento da presidência, o que até agora não veio. Em nota, a Apex diz que, até o momento, não recebeu qualquer notificação do TCU sobre o assunto.

A exposição da qual o Brasil participou no Japão tinha como tema “Designing Future Society for Our Lives” — “Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas” —, foi preparada para receber representantes de 158 países e estima receber cerca de 28 milhões de visitantes. A exposição começou no dia 13 de abril e finalizará em 18 de outubro de 2025.

O Pavilhão do Brasil conta com um espaço expositivo de 373 m² dividido em 5 atos. A soma das representações é um apelo à preservação da natureza, à diversidade e à conclamação de todos em torno do bem comum para a humanidade.

“Ao percorrer o local, o visitante se mistura com dispositivos diversos que combinam música, luzes, design, poesia, entre outros. Cada fase da jornada reflete um ciclo da existência: do silêncio inicial ao despertar da vida, do florescimento da diversidade à interconexão coletiva, culminando na crise e na reinvenção”, descreve a ApexBrasil em material divulgado sobre a exposição.

Sobre o que o TCU aponta como irregularidade na mudança do projeto, a justificativa da agência é que “a ApexBrasil precisou abrir mão do projeto anterior do Pavilhão do Brasil na Expo 2025 após licitação realizada no Japão para a construção apresentar valores muito acima do orçado inicialmente”. Avaliação da área técnica da Agência — prossegue a nota — indicou então que, além do custo elevado, o cronograma tornava inviável a entrega da obra a tempo, o que colocaria em risco a participação brasileira na Expo Universal.

Diante desse cenário, o governo japonês se ofereceu para construir o pavilhão em um novo modelo, prática que também foi adotada em relação a diversos outros países, o que resultou em solução mais eficiente e com custos significativamente reduzidos. A curadoria do novo projeto ficou sob a responsabilidade da cenógrafa Bia Lessa, artista experiente e de renome internacional, que também assinou o pavilhão brasileiro na Expo de Hannover, em 2000. Seu trabalho em Osaka tem recebido ampla repercussão positiva: mais de 250 mil pessoas já visitaram o espaço brasileiro.

De acordo com a agência, com a reformulação do modelo do pavilhão, a ApexBrasil convidou os arquitetos envolvidos no projeto original a permanecerem na equipe, mas eles optaram por não seguir. “Os pagamentos devidos pelos serviços prestados até a mudança — mais de R$ 5 milhões — foram devidamente realizados pela agência”, disse a Apex ao responder críticas anteriores.

Em Paris, Jorge Viana se mostrou alheio às suspeitas do TCU sobre sua gestão. Era madrugada no Acre nesta quinta-feira (5), quando Jorge Viana apareceu em suas redes sociais falando da agenda do presidente Lula e da sua nesta visita à França. “Começamos os trabalhos aqui na França com uma agenda intensa e estratégica. O destaque é o Fórum Empresarial Brasil-França, que já reúne mais de 250 empresários brasileiros e franceses em Paris e conta com a presença dos presidentes Lula e Emmanuel Macron”, disse o petista.

“Há 13 anos um presidente brasileiro não vinha ao país, e essa visita acontece em um momento decisivo para o Acordo Mercosul-União Europeia. Também vamos receber o certificado de país livre de aftosa sem vacinação em 20 estados, um marco para o Brasil”, afirmou.

Jorge Viana também lembrou que é forte a presença brasileira na França. “E essa visita vem num momento muito especial. A gente está discutindo o acordo do Mercosul na Europa, e a França tem uma posição contrária. Nós sabemos que, por problemas internos, vamos ter uma agenda aqui muito importante para o Brasil. Os 20 estados brasileiros vão poder receber um certificado de nível de aftosa sem vacinação. Isso é muito importante, mas também, a partir de hoje, principalmente amanhã (sexta-feira), nós vamos ter um trabalho com as Comissões Bilaterais entre França e Brasil. E, na sexta-feira, a Apex está organizando um encontro empresarial. Para vocês saberem, tem mais de 250 empresários brasileiros e empresárias inscritos, e o mesmo número pelos franceses. É um trabalho que a Apex está fazendo junto com o Itamaraty e outras instituições, e nós vamos estar aqui trabalhando para que a relação entre o Brasil e a França siga crescendo nesse mundo cheio de tarifas vindas dos Estados Unidos. Essa parceria do Mercosul, do Brasil com a União Europeia, é fundamental para a gente ter mais desenvolvimento com o nosso povo”, disse.

Por: Tião Maia, do ContilNet.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.