Na tarde desta quarta-feira (23), uma cena inusitada chamou atenção de moradores do bairro Cidade Nova, em Rio Branco: uma coruja foi encontrada pendurada de cabeça para baixo em uma árvore, presa por uma linha com cerol. Sensibilizados, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros do Acre, que rapidamente enviou uma equipe do 2º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndios Florestais (2º BEPCIF) para realizar o resgate.
Com uso de técnicas adequadas, os bombeiros conseguiram libertar a ave de forma segura. Embora tenha sido encontrada com vida, a coruja demonstrava sinais de dificuldade para voar, possivelmente por causa dos ferimentos provocados pelo cerol.
Após ser retirada do local, a ave foi levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde vai passar por avaliação veterinária e tratamento até estar em condições de retornar à natureza.
A situação reacendeu o alerta sobre os riscos provocados pelo uso de cerol, uma prática ilegal e extremamente perigosa, que vai muito além de ameaçar apenas os seres humanos. Motociclistas, ciclistas, pedestres e até animais silvestres estão vulneráveis a acidentes causados por esse tipo de linha cortante.
Nas redes sociais, o Corpo de Bombeiros reforçou o pedido de consciência à população: “O uso de cerol é perigoso não apenas para pessoas, mas também para a fauna silvestre”, publicou a instituição.

