Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Cratera se abre na BR-317 após fortes chuvas
  • Polícia recupera carro roubado e conduz mulher por receptação em Brasiléia
  • Dentista peruano morre após mal súbito em praça de Brasiléia
  • Acidente com três veículos é registrado na manhã deste domingo no bairro Vinte e Cinco de Agosto
  • Homem é encontrado morto com sinais de tortura no centro de Brasiléia
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul encerrou o Mês da Mulher com corrida e caminhada neste sábado
  • Polícia prende suspeito de furto em joalheria e recupera produtos em Rio Branco
  • Corpo de homem é encontrado dentro de canoa no interior do Acre
  • Acreano morre em ação policial após abordagem em Campo Grande
  • Alerta! Síndrome Respiratória já matou 6 indígenas em município do Acre em 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, março 30
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Estudos da bioceânica que passará pelo Acre serão concluídos em até dois anos, diz Tebet

Por Redação Juruá em Tempo.10 de julho de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Ministério do Planejamento e Orçamento anunciou que os estudos de viabilidade da ferrovia bioceânica, que terá trecho passando pelo estado do Acre, deverão ser concluídos em até dois anos. A informação foi apresentada nesta quarta-feira, 09, pela ministra Simone Tebet, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

A ferrovia faz parte do projeto das Rotas de Integração Sul-Americana, iniciativa estratégica do governo federal que busca fortalecer a conexão entre o Brasil e países vizinhos da América do Sul. O traçado proposto ligará o município de Lucas do Rio Verde (MT) ao Porto de Chancay, no Peru, atravessando os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre antes de alcançar a fronteira.

Os estudos serão realizados com apoio técnico da China, por meio de um memorando de entendimento firmado com o China Railway Economic and Planning Research Institute. A estatal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, será responsável pela condução dos trabalhos. A cooperação prevê a entrega do estudo em cerca de 18 a 20 meses, sem custos para o governo brasileiro.

Segundo Tebet, a expectativa brasileira era concluir os estudos de viabilidade em até dez anos, mas a proposta chinesa reduz esse prazo para cerca de dois anos, o que acelera significativamente o planejamento da nova infraestrutura. “Serão de 18 a 20 meses dedicados à elaboração do projeto de viabilidade e, a partir daí, caberá ao próximo governo decidir sua implementação. Ainda assim, considero um presente que todos nós, Congresso Nacional e a política brasileira como um todo, podemos entregar ao Brasil”, explicou.

A ministra esclareceu que se trata de um memorando de intenção com custo zero para o Brasil, aproveitando a experiência chinesa em infraestrutura. Ela enfatiza que essa colaboração não está ligada à Rota da Seda e não implica dívida para o Brasil, sendo apenas um estudo executivo que não vincula o país à construção futura da ferrovia. Trata-se de uma alternativa estratégica ao canal do Panamá, reduzindo em até 10 mil quilômetros e três semanas o tempo de transporte entre o Brasil e a Ásia, especialmente para grãos, carnes, manufaturados e insumos industriais.

A China, disse Tebet, participa por ter interesse próprio em logística eficiente para suas importações. “Nós vamos ganhar esse projeto e nós não vamos ganhar porque a China é boazinha. Nós vamos ganhar porque a China tem interesse de comprar mais barato, de comprar mais rápido. Ela precisa alimentar o seu povo. A Ásia precisa alimentar seu povo. Então, se o Brasil conseguir fazer ferrovias, que é o transporte mais seguro, mais rápido, mais econômico, para ela interessa”, afirmou a ministra.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.