Nesta segunda-feira, 14, a Escola Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul, recebeu uma ação inédita do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), com o objetivo de incentivar a cidadania entre os jovens. Integrando o projeto “Jovens Vozes do Futuro”, a iniciativa levou ao ambiente escolar serviços eleitorais e palestras educativas, proporcionando aos estudantes uma introdução prática e consciente ao processo democrático brasileiro.
A estrutura montada pelo TRE-AC dentro da escola permitiu a emissão do título de eleitor e a coleta da biometria, além de debates sobre o papel do voto e a importância da participação política. Para o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Valentim Maia, a presença da Justiça Eleitoral nos espaços escolares é estratégica na formação dos futuros eleitores. “Queremos que os jovens se reconheçam como protagonistas da democracia”, declarou.
A estudante Stéphanie Dominique Lima Pinheiro, de apenas 15 anos, celebrou a oportunidade de emitir seu título. Embora ainda não tenha votado, ela se mostrou empolgada com a chance de exercer esse direito nas próximas eleições. “O TRE veio até a escola, então ficou tudo mais fácil. A gente se sente segura e incluída. Todo mundo deveria participar”, relatou, destacando o valor simbólico da iniciativa para sua geração.
Além disso, a ação visa combater a apatia e o preconceito com a política, e vai se expandir para outras escolas dos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Instituições como Brás de Aguiar e São José estão no cronograma. Com o segundo maior colégio eleitoral do estado, a região concentra boa parte dos mais de 15 mil jovens entre 16 e 18 anos que participaram das eleições de 2024 — número que dobrou em relação a 2020, segundo o TRE.
Além da mobilização juvenil, o projeto auxilia na atualização do banco de dados biométrico do estado, que ainda apresenta um dos menores déficits do país, inferior a 6%.
O cadastramento eleitoral permanece aberto até maio de 2026, e a expectativa é de que o número de jovens eleitores continue crescendo com ações como esta, que aproximam o voto da realidade escolar.

