Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Vídeo mostra momento em que policial é desarmado e morto durante confusão em bar
  • VÍDEO: Mãe reconhece os corpos das próprias filhas em matagal: “A mais nova não merecia morrer assim”
  • Homem é preso após matar colega de trabalho a facadas em embarcação; veja vídeo
  • Filipe Luís sob pressão: Flamengo tem pior início de temporada em 24 anos
  • Ação interestadual das Polícia Civis do Acre, Goiás e São Paulo bloqueia R$ 1,5 milhão e apreende bens de investigados
  • Investigações da Polícia Civil levam à condenação de 14 pessoas por desvio milionário de combustíveis do Iapen
  • Amigos criam campanha para ajudar empreendedora em tratamento contra câncer
  • Acre registra quase mil estudantes aprovados na chamada regular do Sisu 2026
  • No Acre, condenado a 73 anos de prisão teria espancado mais de 10 pessoas
  • Governo Federal reconhece situação de emergência em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, fevereiro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

“Passíveis de Regularização” somam mais de 70% da Resex Chico Mendes

Por Redação Juruá em Tempo.14 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Equipe de Gestão Socioambiental da Reserva Extrativista Chico Mendes teve que fazer uma mudança de método no trabalho de identificação dos moradores no cadastro de beneficiários. Diante do grande número de pessoas que estão em situação classificada como “irregular”, os gestores tiveram que criar a categoria “passível de regularização”.

“Ou fazia isso, ou seria o caos”, afirma um servidor que compõe a equipe. O grupo está fazendo um minucioso trabalho de cadastramento de beneficiários de toda a resex. E para fazer isso, é preciso fazer uma análise do perfil do morador. Foi nessa abordagem que os técnicos perceberam que a maior parte dos moradores estava classificada como “irregular”.

Teoricamente, teriam que sair. O número foi tão alto que exigiu uma análise interinstitucional. Outras instituições foram chamadas para observar o cenário e apontar uma alternativa. Um dos órgãos que contribuiu, por exemplo, foi o Ministério Público Federal. Foi aí que se chegou a uma nova classificação: o morador “passível de regularização”. 

São pessoas que estão irregulares, mas que podem, fazendo os ajustes e buscando resolver a situação formalmente, podem ficar “regulares”.

O trabalho é feito nos 105 Núcleos de Base espalhados em pontos estratégicos da reserva. Para efeito de comparação, funciona como se fossem filiais de uma associação de moradores.

Esse trabalho é importante. E os moradores precisam valorizar e não negligenciar as orientações que são repassadas pelos técnicos. Não atentar para o que é falado pela equipe pode gerar um ato administrativo, um processo que pode resultar, em última instância, em expulsão do lugar. E ninguém quer isso.

A orientação é participar das reuniões agendadas na comunidade, atentar para o que é informado pelos técnicos e seguir as orientações.   

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.