Com uma trajetória pautada no compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, a engenheira agrônoma Anna Clara Pinheiro, de 30 anos, vem se destacando na região do Juruá como uma das vozes mais atuantes na valorização do campo e de seus protagonistas.
Formada pela Universidade Federal do Acre, com especialização em Gestão Ambiental, Cafeicultura e Agronegócio, além de mestrado em Ciências Ambientais, Anna Clara atua em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sebrae, oferecendo consultoria técnica a produtores rurais. Seu trabalho é voltado para o aumento da produtividade, agregação de valor aos produtos locais e melhoria do faturamento das famílias agricultoras.
“Acredito que o campo é um lugar de potência, inovação e histórias que merecem ser contadas”, destaca Anna Clara.
Durante a ExpoJuruá 2025, ela teve participação direta na organização da identidade visual dos produtos da agricultura familiar expostos na feira, contribuindo para a criação de etiquetas padronizadas e logomarcas exclusivas. A iniciativa trouxe mais profissionalismo, reconhecimento e atratividade aos itens produzidos na região.
O grande diferencial apresentado por Anna nesta edição da feira foi o desenvolvimento de um QR Code personalizado que acompanha os produtos expostos. A tecnologia permite que o consumidor tenha acesso à história da associação ou cooperativa responsável, descubra a origem do alimento e compreenda toda a cadeia sustentável envolvida na produção.
Cada produto carrega muito mais que sabor e qualidade, carrega a história de famílias, de tradições e de um modo de vida que respeita a natureza e promove o crescimento da nossa gente, afirma.
Com ações como essa, Anna Clara mostra que valorizar o campo é também investir no futuro, na sustentabilidade e na dignidade de quem faz da terra o seu lugar de transformação.



