Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Homem de 45 anos é preso por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
  • Governo convoca mais de 700 profissionais aprovados no concurso da Educação
  • Ancelotti analisa grupo do Brasil na Copa do Mundo: ‘Bastante difícil’
  • Veja o grupo e adversários do Brasil na Copa do Mundo de 2026
  • Detentos participam de confraternização com familiares em presídio de Cruzeiro do Sul
  • Banco terá de revisar contrato e compensar cliente induzida ao erro no Acre
  • Governo do Acre entrega 295 títulos definitivos no Bujari
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul conquista Selo Ouro de Transparência Pública
  • Professor condenado a 13 anos de prisão por estuprar garotos é preso em Cruzeiro do Sul
  • Após polêmicas com o marido, Antônia Lúcia vai para Manacapuru “recarregar as energias”
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Morre Raimunda Rodrigues Lopes, liderança histórica do PT no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.6 de agosto de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Faleceu nesta terça-feira (5) em Rio Branco, aos 83 anos, dona Raimunda Rodrigues Lopes, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Brasiléia e figura emblemática na história do movimento sindical do Acre. Raimunda também foi responsável pela criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado.

As causas da morte não foram divulgadas pela família, mas ela enfrentava problemas de saúde. O velório e o sepultamento serão realizados no município de Brasiléia.

Raimunda ficou marcada por ser a primeira mulher a participar de um “empate” — forma pacífica de resistência utilizada por trabalhadores da floresta para impedir o desmatamento e expulsões — no Seringal Carmen, durante um período de intensos conflitos fundiários na Amazônia. Sua participação rompeu barreiras e abriu caminhos para a atuação de outras mulheres nas lutas sociais e sindicais da região.

 

Em nota de pesar, o PT do Acre lamentou profundamente o falecimento da militante e destacou sua importância histórica. “Raimunda foi uma mulher de fibra, coragem e luta, que deixa um legado inapagável na organização dos trabalhadores e trabalhadoras do Acre. Sua trajetória é símbolo da força da mulher amazônida, da luta pelos direitos dos povos da floresta e da construção coletiva de um Brasil mais justo”, diz o comunicado.

O partido também manifestou solidariedade aos filhos — Neide, Messias, Francisca, Verônica, Cilene e Toinha —, netos, amigos e companheiros de caminhada, reafirmando o compromisso de manter viva a memória e o legado de Raimunda com organização e luta.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.