Até alguns anos atrás, ser contratado da Globo era um dos principais objetivos de nove entre cada dez artistas brasileiros. No entanto, desde que a emissora começou a dispensar os profissionais de seus longos contratos fixos, aliado com as modificações que aconteceram durante e depois da pandemia de Covid-19, muitos atualmente pensam duas vezes antes de se meter numa novela, que demanda meses de dedicação.
Confira abaixo sete exemplos de astros e estrelas que querem distância das novelas da Globo:
Antonio Fagundes

Astro de inúmeras novelas da Globo, Antonio Fagundes decidiu deixar a emissora em 2020 após ter um acordo de décadas rompido: ele costumava gravar apenas durante alguns dias da semana, para poder se dedicar ao teatro, sua grande paixão. Longe do gênero desde Bom Sucesso (2019), o astro já foi cogitado em tramas como Pantanal (2022) e Renascer (2023), mas tudo não passou de especulação.
“Hoje em dia, está muito mais complicado gravar uma novela”, declarou Fagundes ao videocast Novelão, do jornal O Globo, em março. “Antigamente era, mas hoje está muito mais. Sinto que teria que haver uma mudança muito grande na estrutura de como as coisas são feitas atualmente para eu ter prazer novamente de novela”, completou. Enquanto isso, ele continua se dedicando aos palcos e aparece em produções como a continuação de Mundo da Lua, da TV Cultura.
Marco Pigossi

Ator que estreou na Globo numa participação em Um Só Coração (2004), Marco Pigossi logo se tornou um dos jovens galãs de novelas como Caras e Bocas (2009), Ti Ti Ti (2010), Fina Estampa (2011), Sangue Bom (2013), Boogie Oogie (2014) e A Regra do Jogo (2015).
No entanto, ele abandonou o gênero após protagonizar A Força do Querer (2017). Desde então, fez diversos trabalhos no streaming e no cinema, residindo em Los Angeles, nos Estados Unidos. Atualmente com 36 anos e residindo em Los Angeles, nos Estados Unidos, se casou com o cineasta italiano Marco Calvani em dezembro de 2023.
Caio Castro

Caio Castro estreou nas novelas participando de três temporadas de Malhação (2007) e depois conquistou um papel de destaque no remake de Ti Ti Ti (2010). Em seguida, esteve em tramas como Fina Estampa (2011), Amor à Vida (2013), I Love Paraisópolis (2015), Novo Mundo (2017), A Dona do Pedaço (2019) e Todas as Flores (2022), sua última novela até o momento.
Atualmente com 36 anos, decidiu se dedicar totalmente ao automobilismo, tornando-se piloto de competições como Porsche Cup Brasil e Stock Car. Em entrevista ao podcast Ticaracaticast, declarou que deixou a Globo porque estava cansado de fazer coisas que não gostaria de fazer, apesar de ressaltar ser grato pelas oportunidades que teve.
Jesuíta Barbosa

Jesuíta Barbosa fez poucas novelas, mas se destacou nos papéis que teve em Onde Nascem os Fortes (2018), Verão 90 (2019) e Pantanal (2022), quando viveu um dos protagonistas da trama, Jove.
O ator, que atualmente tem 34 anos, vem preferindo se dedicar ao cinema desde então, tendo estrelado recentemente o filme Homem com H, onde viveu Ney Matogrosso, além do teatro. Em entrevista após Pantanal, ele disse que as gravações de novelas acabam sobrecarregando os artistas e que ele prefere cuidar de sua saúde mental. Mas também disse que adoraria viver Alexandre num eventual remake de A Viagem.
Carolina Ferraz

Depois de brilhar em diversas novelas da Globo, incluindo História de Amor (1995), que está sendo reprisada atualmente, Carolina Ferraz está na Record desde 2020, onde apresenta o Domingo Espetacular. A atriz não deve voltar a aparecer na antiga casa tão cedo, inclusive porque levou a emissora à Justiça, mas provavelmente não faria isso mesmo se pudesse.
Em entrevista ao jornal O Globo no ano passado, ela declarou que não vai mais fazer novelas. “Eu amo trabalhar, sou atriz e já estou morrendo de saudades de atuar, confesso. Mas quero fazer teatro, talvez uma minissérie. Novela, não quero mais”, disparou. “Vejo a entrega física dos meus colegas. Não tenho mais essa disponibilidade no meu coração. Quero fazer algo que me exija menos fisicamente. Hoje em dia, quero ter mais tempo para fazer outras coisas”, completou.
Irene Ravache

Atriz que participou de diversas novelas da Globo ao longo das décadas, Irene Ravache está longe da emissora desde Espelho da Vida (2018). Depois disso, ela fez apenas duas breves aparições, em Éramos Seis (2020) e num episódio da série Sob Pressão (2022).
Atualmente com 81 anos, a estrela continua se dedicando ao teatro e declarou recentemente, em entrevista à revista Veja, que não pretende mais fazer novelas. “Não me vejo fazendo novela. Me vejo fazendo filme, teatro. Quando você se compromete a fazer novela, tem que calcular um ano à disposição. Hoje em dia, um ano para mim é muito, minha fita métrica é curta”, explicou.
Bruna Marquezine

Após despontar no Gente inocente, Bruna Marquezine conquistou o Brasil ao interpretar Salete em Mulheres Apaixonadas (2003). Depois disso, vieram diversas novelas na emissora, como América (2005), Cobras e Lagartos (2006), Negócio da China (2008), Salve Jorge (2012) e Em Família (2014), entre outras. A última novela da estrela, pelo menos até o momento, foi Deus Salve o Rei (2018).
Em janeiro de 2020, foi anunciado que a atriz deixou a Globo, notícia que pegou muita gente de surpresa. Desde então, ela vem se dedicando ao streaming e ao cinema, tendo feito produções como Maldivas (2022), Amor da Minha Vida (2024) e o filme Besouro Azul (2023), entre outros. Atualmente com 30 anos, Bruna não pensa em voltar às novelas tão cedo.

