Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Instituto Citolab transforma comemoração do Dia das Mães em momento de acolhimento e emoção
  • Polícia Civil anuncia atuação integrada com outros órgãos de segurança para garantir retorno efetivo às aulas
  • Emenda de R$ 1 milhão destinada por Coronel Ulysses vai beneficiar o Ramal São José, no Belo Jardim
  • “Lágrima” é preso por liderar esquema de apostas ilegais no centro de Rio Branco
  • Sábado será de calor, sol entre nuvens e possibilidade de chuvas rápidas no Acre
  • IBGE aponta Acre entre os estados mais pobres do Brasil mesmo com avanço da renda nacional
  • “Nós não sabíamos se eram um, dois ou 15 [atiradores]”, relata sobrevivente de ataque em escola do Acre
  • Urgente: governo do Acre prorroga suspensão das aulas presenciais na rede estadual após ataque em escola
  • Prepare o agasalho: Domingo será de frio intenso e chuvas fortes no Acre, diz Friale
  • Saúde de Porto Walter fortalece programa ao entregar equipamentos para atender pacientes com deficiência e crianças neuro divergentes 
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, maio 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Vereador catarinense quer impedir ida de nortistas e nordestinos para o Estado: “grande favelão”

Por Redação Juruá em Tempo.26 de agosto de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Se você tem vontade de ir para Santa Catarina, pense bem. É que o vereador Mateus Batista (União Brasil) quer impedir que Santa Catarina se torne aquilo que classifica como “grande favelão” ao receber migrantes do Norte e Nordeste. No último dia 20, ele informou, pelas redes sociais, que protocolou um projeto de lei para controlar o fluxo migratório no Estado.

Segundo o parlamentar, é “assustador” que ninguém queira falar sobre o assunto com a complexidade que ele merece.

“Eu estou hoje aqui em Brasília para protocolar um projeto de lei junto com o deputado Kim Kataguiri, que controla a migração interna aqui no Brasil. Isso vai impedir Santa Catarina de virar um grande favelão. A má gestão dos estados do norte e do nordeste, como do vagabundo do Hélder Barbalho, governador do Pará, empurra a população para Santa Catarina fugindo do caos que os políticos criaram por lá. O sucesso ou o fracasso de uma cidade depende da capacidade do setor público. E os catarinenses já viram isso na prática”, enfatizou o parlamentar.

Ainda de acordo com Mateus, entre as décadas de 1960 e 1980, Joinville saltou de 70 mil habitantes para mais de 300 mil. “Mas nesse mesmo período, a nossa infraestrutura multiplicou por mais de 10. Quando a gente pega as estradas pavimentadas, por exemplo, a gente saltou de 150 quilômetros para mais de 2 mil quilômetros. E a pergunta que eu te faço é, você acha que a gente consegue fazer isso de novo? É óbvio que não”.

As falas – consideradas por muitos internautas como xenófobicas – ainda chamam a atenção pelo fato de o parlamentar acreditar que a “economia brasileira está completamente fragilizada e a gente prevê um colapso fiscal já em 2028”. “A capacidade de investimento sufocada que a gente tem não vai dar tempo para expandir a infraestrutura  e absorver todo esse crescimento populacional; a única opção que resta é o controle interno de migração”, diz, afirmando ainda que o mesmo ocorre na Alemanha.

O anúncio do projeto de lei “não pegou bem”. “Falou um monte, usou vídeo do Youtube como fonte e não explicou na prática os efeitos da proposta. sensacionalismo é a chave pra transformar pouca inteligência em influência, mais um fantoche da direita”, comentou um seguidor.

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.