Início / Versão completa
Acre

Acre recebe investimento federal para cursos de bioeconomia voltados à qualificação profissional

Por A Gazeta do Acre. 08/09/2025 15:24
Publicidade

O Acre será um dos oito estados da Amazônia Legal contemplados com recursos do Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos de qualificação profissional voltados à bioeconomia. O investimento, de R$ 13 milhões, será repassado às instituições estaduais por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com execução prevista até dezembro de 2026.

Publicidade

Ao todo, serão ofertadas 6.500 vagas distribuídas entre Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Os cursos abrangem mais de 30 formações diferentes, entre elas açaicultor, agricultor agroflorestal, cafeicultor, condutor de turismo, fruticultor e identificador florestal. Dessa forma, a proposta é capacitar trabalhadores para atuar de maneira sustentável com os recursos naturais da região.

As formações serão direcionadas a públicos historicamente excluídos das políticas de educação profissional, como assalariados rurais, mulheres chefes de família, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas. Com isso, a iniciativa busca consolidar a educação profissional e tecnológica como instrumento de inclusão e desenvolvimento socioambiental.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, os cursos devem alavancar o potencial econômico da região, fixar populações em seus territórios e promover o ordenamento da exploração de espécies nativas. Além disso, a proposta incentiva atividades como agricultura, pecuária e piscicultura como base de sustentação das comunidades locais.

Publicidade

A ação do MEC integra a cooperação técnica “Educação profissional para desenvolvimento econômico verde e empregos”, que conta com apoio da GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), agência de cooperação internacional da Alemanha, e execução da consultoria GOPA Worldwide Consultants, também do país.

Por meio dessa parceria, o governo federal pretende fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e ampliar oportunidades de trabalho na Amazônia.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.