Ícone do site O Juruá Em Tempo

Em SC, condomínio proíbe que moradores tenham relações íntimas após 22h

Um condomínio em São José, na Grande Florianópolis (SC), virou assunto nas redes sociais ao aprovar uma regra inusitada: a proibição de relações sexuais após as 22h. A norma surgiu após 18 reclamações formais de moradores incomodados com gemidos, batidas de móveis e conversas em tom alto durante a madrugada.

A medida denominada nas redes sociais como “toque de recolher do amor”, prevê advertência por escrito em caso de descumprimento. A penalidade pode se transformar em multa de R$ 237.

A polêmica aumentou ainda mais quando a administração do prédio cogitou a reprodução de áudios com barulhos para comprovar as queixas. Os administradores sugeriram  instalar sensores de ruído nos corredores e promover campanhas educativas sobre silêncio noturno.

Segundo o portal especializado SíndicoNet, não cabe ao condomínio restringir atividades íntimas dentro das unidades privativas.

A síndica profissional Joice Honório explica: “Barulho por lei é proibido após as 22h pela lei do silêncio, mas isso não quer dizer que relações sexuais possam ser proibidas. Da porta para dentro, a responsabilidade é do dono da unidade.”

Especialistas afirmam que a regra é inadequada. O problema não é o ato em si, mas o ruído, que poderia ser de outras atividades como música alta.

Sair da versão mobile