Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Homem é encontrado morto em engenho na zona rural de Cruzeiro do Sul
  • Homem introduz macaxeira no reto e procura atendimento médico em Eirunepé
  • Comunidade denuncia abandono em posto de saúde de Rodrigues Alves após semanas sem médico
  • Condenado por estupro de vulnerável, vereador perde oficialmente o mandato no interior do Acre
  • Criança indígena morre por desnutrição no Acre e MP aponta omissão dos pais
  • No Acre, Judiciário vai ter mais de R$ 1 bilhão para gastar em 2026; veja os valores de cada área
  • Moto furtada é localizada dois dias após crime em Cruzeiro do Sul
  • Suspeito de feminicídio cometido há 27 anos é preso na zona rural do Acre
  • Bandeira verde: conta de luz não terá aumento em fevereiro
  • Bebê de 11 meses morre após ataque de pitbull no quintal de casa; veja vídeo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Estudo aponta que Acre está entre os estados com menor acesso à radiologia no Brasil

Por Redação Juruá em Tempo.23 de setembro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre está entre os estados brasileiros com menor oferta de profissionais de radiologia, segundo o Atlas da Radiologia no Brasil 2025, elaborado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), com base em dados do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O estudo evidencia desigualdades regionais e aponta para um verdadeiro “vazio assistencial” em grande parte do território acreano. Ele detalha a distribuição de profissionais por unidades da Federação, mostrando contrastes acentuados: enquanto o Distrito Federal apresenta a maior densidade do país, com 25,61 radiologistas por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional, o Acre registra apenas 3,52 por 100 mil habitantes, o menor índice do país.

Em 2025, o Brasil contava com 23.107 médicos titulados em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, resultando em uma densidade média nacional de 10,87 profissionais por 100 mil habitantes. O Acre possui 30 profissionais, sendo 23 na capital e apenas 7 no interior. Em toda a região Norte, há 882 radiologistas.

No estado, a densidade de médicos especialistas em diagnóstico por imagem é de 3,07 por 100 mil habitantes, inferior à média nacional e semelhante a outros estados do Norte, como Pará (2,98) e Roraima (2,93). Em números absolutos, são apenas 27 especialistas nessa área no Acre.

Quando analisadas as regiões do país, o estudo mostra que Sudeste (13,18), Sul (12,75) e Centro-Oeste (12,82) apresentam densidades acima da média nacional, enquanto Norte (4,72) e Nordeste (7,68) ficam abaixo.

No recorte de especialistas em ultrassonografia geral, o Acre também apresenta o pior resultado: apenas 0,68 por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional de 2,20, com apenas seis profissionais atuando exclusivamente nessa área.

A densidade de especialistas em radiologia intervencionista e angiorradiologia varia de 0,12 a 0,27 por 100 mil habitantes, reforçando a dificuldade de acesso a procedimentos mais complexos.

Um dos fatores que explicam essa lacuna é a ausência de programas de residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem no estado, bem como de cursos de aperfeiçoamento reconhecidos pelo CBR, situação semelhante à de outros estados da Região Norte, como Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O estudo destaca que essas disparidades refletem a concentração de profissionais e infraestrutura tecnológica em capitais e grandes centros urbanos, dificultando o acesso equitativo à radiologia em estados do Norte e Nordeste.

O levantamento reforça que políticas públicas de interiorização, ampliação da formação médica e investimentos em equipamentos são essenciais para reduzir desigualdades históricas e melhorar o atendimento especializado.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.